21 de Setembro

 Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiências, com objetivo de unir diversas entidades brasileiras e toda a sociedade para refletir sobre temas como inclusão social e preconceito, além de buscar novos caminhos na luta pelos direitos dessa parcela da população.

A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133, mas na verdade o dia 21 de setembro já era utilizado desde 1982, por iniciativa de movimentos sociais. A escolha foi feita pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania.

Nossa Luta

O Pequeno Cotolengo Paranaense atua a 52 anos oferecendo acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. Hoje são 196 moradores que encontraram na instituição o conforto, os cuidados e a qualidade de vida que merecem.

Para comemorar o dia 21 de setembro a instituição lançou o vídeo “ser diferente é ser igual” destacando a eficiência por trás da deficiência e mostrando que, deficientes ou não, todos temos sonhos, desejos, dificuldades, limitações e principalmente POTENCIAIS.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TIh3CWJxjKQ

O Pequeno Cotolengo trabalha diariamente com a divulgação acerca do trabalho realizado com as pessoas com deficiência. No entanto, a data de 21 de setembro é um marco essencial para a reflexão e busca por um Brasil mais justo e inclusivo.

Sobre a história:

Foi Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Sobre a deficiência:

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.