O Cardápio é um item muito importante para Restaurantes, bares e lanchonetes, podendo causar uma boa ou má impressão para o cliente, portando vamos dar 10 dicas para se ter um bom menu e deixar os clientes com água na boca.

Temos diversos formatos, tamanhos, com espiral, em formato de livros. Porém os menus não precisam ser origamis complicados. O fator principal é a simplicidade e objetividade.

Quando mais objetivo melhor, porém se conseguir ter o cardápio com apenas uma folha é o mais indicado, é prático, fácil de limpar, e não atrapalha na mesa.

Grandes blocos de textos podem ser pouco atrativos para quem vê, porém dividir em pequenos blocos ajuda muito a leitura, dividir por categorias e destacar os títulos, e usar divisores para separar as categorias.

A simetria é muito importante também, quanto mais simétrico, mais atrativo e bonito de se ver.

O que faz certos cardápios parecem velho e baratos? Claro, Comic Sans não ajuda, Porém o verdadeiro inimigo de um menu bem desenhado é a má aplicação de fotos.

Para alguns restaurantes e deliverys, as fotos podem ser uma grande forma de conquistar os clientes pelos olhos, porém fotos mal colocadas, podem atrapalhar o cardápio.

O ideal é sempre usar fotos recortadas, sem fundos,  mesmo dando um certo trabalho no photoshop, o resultado vale a pena, não sendo possível recortar o fundo o certo é usar discretamente, para não atrapalhando o texto, conforme exemplo abaixo.

Com pequeno restaurantes cada vez mais conscientes com a sua marca, tendo presença on-line e em redes sociais, a padronização da marca é essencial, então em todos os espaços do restaurante, a marca estará presente em destaque, e destaque muitas vezes é confundido com tamanho, o destaque é ter a marca bem visível, e sim pode ser pequena. Firulas e coisa insignificantes é dispensável, espaços vazios? sim pode, desde que seja harmônico.

Busque inspiração em grandes marcas do seu gênero, observe como os cardápios são limpos, e atrativos, muitas vezes usado um quadro negro e a escrita em branco. clean é a palavra.

Gráficos e tipografias com um aspecto desigual simulando que são feitos a mão, são tendências, e se encaixam perfeitamente para food trucks, texturas de quadros negros e giz completam essa tendência que está sendo bastante usada

Los gráficos y tipografía que tienen un aspecto desigual y hecho a mano son la tendencia, y son perfectos para menús de restaurantes pop-up o food trucks.

Evitar cores brilhantes, sempre usar preto e branco e cores neutras como o marrom e pastel nesse tipo de material, temos vários sites com fonts manuscritas e podemos variar duas fonts.

Ninguém quer comer em um lugar chato, certo?

Se o objetivo do seu negócio não é ser um restaurante ultra luxuoso, podemos introduzir cores na criação do cardápio, Dando um ar de diversão e deixando os clientes a vontade, para desfrutar um jantar, ou lanche em um ambiente alegre.

Cardápios coloridos são perfeitos para bares, fast foods, lanchonetes familiares.

As cores devem ser usadas de formas coerente, e harmônica, as cores primarias, são muito duras para os olhos, trazendo um certo desagrado para os olhos quando se lê.

Cardápio de bares e baladas deverão ser criados de acordo com o segmento do local, por exemplo um bar sertanejo, o cardápio seguirá a tendência rústica, de acordo com o estilo do bar. E isso em outros seguimentos também, rock, gls, anos 60, vintage, e por ai vai, a criatividade vai em cima da aparência do bar.

Desenhos, rabiscos, vetores, pode ser usado de uma forma correta e ser bem atrativos no cardápio, escaneia seu desenhos, rabiscos, edite no photoshop ou vetorize, deixando com a mesma aparência, eles podem dar um toque super especial ao seu cardápio. Fica bem em cardápios de poucas cores, duas , ou três cores no máximo.

Seja sincero, use as fotos reais do produto, faça uma boa foto, com equipamento e iluminação profissionais, mas não engane seu cliente, a foto pode conquistar, mas apenas a qualidade vai fidelizar o cliente.

Elabore uma boa foto, recorte e use com moderação.

Este artigo é um oferecimento de : Impressão Digital Pinhais