Interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador do município. Há vagas para os cursos de Introdução à Eletricidade Básica Automotiva, Introdução à Suspensão e Freios Automotivos e Introdução à Injeção Eletrônica de Motocicletas

Curso moto senai

O Senai de Pinhais disponibiliza a partir desta segunda-feira (28) vagas para cursos gratuitos. Interessados devem realizar a inscrição na Agência do Trabalhador de Pinhais até o dia 4 de junho. As vagas são limitadas.

No momento da inscrição é exigida a seguinte documentação obrigatória para a matrícula: cópia do RG, CPF e comprovante de residência. A idade mínima é de 18 anos e é necessário ter o ensino fundamental completo. Importante que o aluno, anote na ficha de matrícula, seu e-mail e telefone para contato.

Os alunos terão direito ao Certificado Senai, mediante 100% de frequência. Os cursos serão realizados no estande do SENAI/FIEP entre os dias 6 e 9 de junho na Feira Autopoar que será realizada no Expotrade.

Confira as capacitações com vagas disponíveis:

-Introdução à Eletricidade Básica Automotiva (8 h) Turma A: 14h às 16h.   Turma B: 18h às 20h.

Conteúdo Formativo: Eletricidade Básica: (grandezas elétricas; volts, resistência elétrica, corrente elétrica, potência elétrica. Uso do multímetro nas medições elétricas); Eletricidade Básica: (uso do multímetro, apresentação dos geradores de tensão alternada, retificadores de tensão e baterias de acumuladores); Eletricidade Básica: (sistema de sinalização e iluminação, interruptores, relês, faróis e lanternas, fusíveis, lâmpadas); Eletricidade Básica: (verificação de funcionamento e causas de defeitos com uso da caneta de polaridade).

-Introdução à Suspensão e Freios Automotivos (8h) Turma A: 14h às 16h. Turma B: 18h às 20h.

Conteúdo Formativo: Sistema de freios convencional (princípio de funcionamento, apresentação dos componentes, troca de pastilhas do freio); Sistema de suspensão (função do sistema de suspensão, componentes, importância da manutenção preventiva no sistema de suspensão); Motores a combustão interna (conceito sobre funcionamento do motor, componentes, sistemas que compõem o motor, importância da manutenção); Sistema de alimentação de combustível (princípio de funcionamento, componentes, troca de filtros); Sistema de alimentação com injeção eletrônica de combustível (conceito, apresentação dos componentes, manutenção).

-Introdução à Injeção Eletrônica de Motocicletas (8h) Turma A: 14h às 16h. Turma B: 18h às 20h.

Conteúdo Formativo: Sistema de injeção eletrônica de combustível: (conceitos sobre o sistema de injeção eletrônica e as diferenças entre o mesmo e o carburador, apresentação dos componentes do sistema de injeção eletrônica); Sistema de injeção eletrônica de combustível: (sensores e atuadores do sistema de injeção eletrônica combustível, eletricidade básica nas grandezas elétricas volts, resistência elétrica, corrente elétrica, potência elétrica); Sistema de injeção eletrônica de combustível: (medições com multímetro dos sensores do sistema de injeção eletrônica); Sistema de injeção eletrônica de combustível: (verificação do funcionamento e análise de defeitos com a utilização do scanner Moto Diag).

Serviço

A Agência do Trabalhador de Pinhais está localizada na Rua 19 de Novembro, 175, Centro. Mais informações pelos telefones (41) 3912-5620 ou no (41) 3551-2000.