Para uma alimentação saudável é necessário também observar a procedência dos alimentos e a forma como são produzidos. Caso haja dúvidas, deve sempre se perguntar a origem dos mesmos, pois é a saúde das pessoas que deve ser levada em conta ao consumir-se os mesmos.

Alimentos da agricultura orgânica trazem mais benefícios para o nosso corpo, pois os mesmos são produzidos com técnicas naturais , preservando assim a saúde dos alimentos, a saúde dos trabalhadores do campo e dos consumidores e preservando a natureza.

Pela legislação brasileira, Lei Nº 10.831, 23 de dezembro de 2003 : “ Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária, todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável, e a proteção do meio ambiente.”

 PÃO DE ARROZ

 

Ingredientes

½ kg de arroz integral cozido já um pouco fermentado
Água morna
1 kg de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de Fazer

Numa bacia, coloque o arroz e acrescente a farinha e o sal e vai acrescentando a água o quanto for necessário . Amasse bem e deixe repousar cerca de 12 horas. Cozinhe-o depois em forno médio, numa forma untada de óleo, barrando a crosta com óleo ou taine para os grãos se conservarem macios.

Dica: Pode-se obter um pão doce, acrescentando ameixas, passas, erva-doce, água do cozimento de maçã ou cenoura, além de nozes, amêndoas ou avelãs, ligeiramente tostadas.

(esta receita encontra-se no livro Vida Natural, o pode das ervas)