Escola de Dança de Pinhais é destaque em Festival Internacional de Dança

As bailarinas embarcam para a Argentina em dezembro, onde representarão Pinhais e o Brasil no evento classificatório para o Dance World Cup.

 

A Escola de Dança de Pinhais levou o nome do município para o FIDIFEST SUL – Festival Internacional de Dança, realizado no último dia 23. Asbailarinas de Pinhais apresentaram três coreografias e todas receberam a premiação de primeiro lugar. As bailarinas de Pinhais embarcam para a Argentina no dia 6 de dezembro, onde representarão a cidade de Pinhais e o Brasil no evento que vale como classificatória para o Dance World Cup que será realizado na Espanha em 2018.

O Festival Internacional de Dança,realizado no Teatro Bom Jesus em Curitiba, visa de forma competitiva fomentar a arte da dança nas mais variadas vertentes, oportunizando o intercâmbio cultural e a vivência em dança para o aperfeiçoamento e crescimento artístico. Nesta edição, contou com participação de grupos do estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

As coreografias apresentadas pela Escola de Dança de Pinhais foram:

  • Primeiros Passos – Coreógrafa: Bruna Palazzin – 1º lugar solo feminino categoria infantil, recebendo também como premiação indicação para participar do FIDIFEST 2018, que ocorrerá na cidade de Santos-SP;
  • Festa do Pijama – Coreógrafa: Fabrícia Marques – 1º lugar conjunto categoria infanto-juvenil, premiada também com a indicação para participar do FIDIFEST 2018;
  • Pequena Valsa – Coreógrafa: Fabrícia Marques – 1º lugar conjunto categoria infanto-juvenil, sendo selecionada entre as cinco melhores do FIDIFEST BRASIL SUL 2017, para representar o Brasil no FITNESS GROUP com seletiva que será realizada na cidade de Mendoza na Argentina. Nesta competição serão eleitos os melhores da América Latina para a grande final do Dance World Cup.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, ressalta a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na modalidade de balé. “Muitos projetos são realizados para esta área e a nova infraestrutura da Escola de Dança tem refletido positivamente nesse trabalho, permitindo resultados imediatos e muitos outros que virão”, destaca o secretário.

 

Escola de Dança

A nova estrutura da Escola de Dança de Pinhais, inaugurada no dia 6 de setembro, visa incentivar o desenvolvimento das oficinas de dança (dança de salão, dança do frente, hip-hop) e atividades do Projeto de Balé Clássico.

Estão abertas as inscrições para as seletivas da oficina de balé ofertada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). Poderão se inscrever moradores do município de Pinhais, com no mínimo 7 anos de idade completos em 2018.

As inscrições seguem até o dia 11 de outubro e devem ser realizadas na Escola de Dança de Pinhais. A seletiva será realizada no dia 27 de outubro. A Cia de Dança de Pinhais foi fundada no ano 2000 e atende alunos, com idades entre 7 e 21 anos, que apresentam coreografias variadas. As aulas serão de ballet clássico. Na seletiva o candidato tem que estar preparado para testes físicos – articulações, biotipo, coordenação, flexibilidade, coordenação postura e ritmo. Para se inscrever o candidato deve morar em Pinhais e ser estudante.