Especialistas da Uninter lançam livro sobre Certificação e Acreditação Ambiental

Rodrigo Berté e Augusto Lima da Silveira orientam empresas e indústrias sobre a importância de produtos e processos certificados.



Com o objetivo de orientar as indústrias sobre a importância de ter um material e um processo certificado nos aspectos sociais, ambientais e de qualidade, os professores e especialistas do Centro Universitário Internacional Uninter, Rodrigo Berté e Augusto Lima da Silveira, lançam a obra “Meio Ambiente: Certificação e Acreditação Ambiental”.

“Quando uma indústria pensa na concepção de um produto novo para o mercado, ela tem que pensar nas exigências sociais, ambientais e de qualidade. No caso de um alimento, por exemplo, não adianta se preocupar somente com o sabor que ele terá. Hoje em dia, é imprescindível que ele também apresente uma embalagem com Eco Design e que seja de fácil descarte”, explica Berté diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter.

No Brasil o tema é recente, mas a atenção do consumidor se volta cada vez mais para esses detalhes que valorizam e respeitam a natureza. “Esta obra discute os aspectos mais importantes relacionados à gestão ambiental e à adequação aos processos produtivos no contexto do desenvolvimento sustentável. Apresentamos as principais normas que devem ser seguidas para a obtenção da certificação ambiental por meio de uma instituição acreditada”, explica Silveira.

Os autores fizeram diversas visitas técnicas a indústrias brasileiras e europeias, e no livro, mostram os desafios, dificuldades e oportunidades de negócio que ocorrem quando se promove uma “revolução verde” dentro das empresas. A certificação passa a ser um grande diferencial competitivo.

 A obra é publicada pela Editora Intersaberes e em breve estará nas principais livrarias do país.