Festival de Teatro de Pinhais inicia com inscritos de diferentes lugares do Brasil

A iniciativa chega a sua 12ª edição e vem se consolidando como um importante evento de incentivo à cultura.

 

Com a apresentação do espetáculo “Tribobó Town”, musical da Cia de Teatro de Pinhais, com direção de Edu Mehl, teve início o Festival de Teatro de Pinhais na noite da última quarta-feira (27). E neste ano, o evento acontece em um novo formato, além das categorias amador e estudantil, foram incluídos Grupos Universitários, Profissionais e Cenas Breves.

Ao todo, serão 12 dias de apresentações, sempre com entrada franca, tendo como locais o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Weissópolis. Já a cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 16h, na Fundação Weiss Scarpa em Pinhais.

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre a satisfação de ver Pinhais ganhando cada vez mais destaque na área cultural. “Estou muito feliz, por ver este resultado, realmente precisa suar muito para conseguir preparar todo este festival. Para nós é muito satisfatório, enquanto parte da administração, pois temos falado muito sobre o momento de crise que vivemos, então, ao ver este tipo de evento sendo realizado, provamos o quanto a arte é valorizada em Pinhais”, declarou a vice-prefeita.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, destacou o trabalho dos profissionais responsáveis pelo evento. “Faço um agradecimento especial a toda equipe que esteve envolvida desde a preparação até este momento. Sabemos que é necessário muito empenho para que tudo isso ocorra”, declarou o secretário.

Reconhecimento no Brasil

O Festival de Teatro de Pinhais, que chega a sua 12ª edição, vem se consolidando como um importante evento de incentivo à cultura. A cada ano recebe mais reconhecimento, recebendo inscrições de diferentes lugares do país.  As conquistas deste ano foram as mais de 70 inscrições de grupos das cidades de Pinhais, Piraquara, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa, Arapongas, Cruzeiro do Oeste, Ibiporã, Sertanópolis, Fortaleza, Lauro de Freitas e Ourinhos. Dos inscritos, 33 grupos foram selecionados para apresentação, além do espetáculo de abertura e um espetáculo convidado.

“Hoje é um dia muito importante, em que temos a oportunidade de divulgar a relevância deste festival, um evento que movimenta nossa cidade, que possibilita que as pessoas assistam a peças de teatro e que abre espaço para que os atores mostrem seus trabalhos”, destacou o diretor de Cultura, Marcos Oliver, durante a abertura do evento.

O Festival conta com patrocínio das seguintes empresas que responderam ao chamamento público: Sudamérica, Escola Iepi e Supera; além do apoio das empresas: Expresso Azul, Fundação Weiss Scarpa, Cena Hum e Geração 80.

As mulheres em Regina Vogue

Também como parte da programação do festival, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, encontra-se em exposição a mostra “As mulheres em Regina Vogue”. Trata-se de um painel que apresenta de forma cronológica a vida da atriz paranaense e grande empreendedora cultural Regina Vogue nos seus 50 anos de carreira. Também compõe a exposição um vídeo com depoimentos de personalidades do cenário artístico paranaense. A mostra integra o circuito de exposições itinerantes do Programa DiversidArte da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço

Confira a programação completa do Festival de Teatro de Pinhais no site da Prefeitura www.pinhais.pr.gov.br. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5247.