As prateleiras dos supermercados estão cheias de embalagens coloridas recheadas de produtos mais artificiais do que naturais.

Para uma saúde mais estável é importante introduzir na alimentação diária o máximo de alimentos naturais. Apesar de estarem em menor quantidade, é possível encontrar-se nas prateleiras dos supermercados opções saudáveis, com nutrientes naturais. Depende de cada um aos poucos ir mudando seus hábitos alimentares e com calma, entre as muitas opções colocadas à nossa vista, procurar levar para casa produtos naturais e mais saudáveis.

Ao procurar os nutrientes naturais, deixando de lado os artificiais e também optar por mais alimentos vegetais do que de origem animal, encaminha-se para uma nova maneira de olhar e sentir a alimentação e começa-se a sentir diferença não só no corpo que se torna mais saudável como também sente-se fazendo o bem para o Planeta.

 ESPETO VEGANO

 

Ingredientes 

250 g de PTS (Proteína Texturizada de Soja ) graúdo escuro
50 g de alho fresco
100 ml de óleo vegetal
1 pimentão vermelho pequeno
15 batatas bolinha pequenas
Orégano, azeite e sal a gosto
Espetos de madeira

Modo de preparo 

  • Cozinhe as batatas com casca para que não desmanchem. Procure não cozinha-las demais. Depois de cozidas, escorra em água fria e tempere-as com orégano, azeite e sal. Reserve.
  • Pique o alho e corte o pimentão em formato quadrado proporcional ao tamanho do PTS. Em uma panela, ferva 2 litros de água e, em seguida, despeje o PTS. Cozinhe por 7 minutos mexendo de vez em quando. Apague o fogo e deixe a panela tampada por 20 minutos para que o PTS fique macio.
  • O próximo passo é muito importante, pois é aqui que muitos falham e perdem o êxito do sabor final. Escorra o PTS em água corrente e fria utilizando um escorredor de macarrão. Feito isso, comece a retirar a água do PTS o máximo que conseguir, apertando-os com as mãos o punhado que conseguir reter. É necessário tirar muito bem a água. Em uma frigideira grande, frite o alho no óleo. Assim que ele começar a dourar, coloque sal, mexa com uma colher de pau e despeje o PTS. Mexa bastante por cerca de 3 minutos.
  • Introduza no espeto de madeira 2PTS’s, uma batata, mais 2 PTS’s, o pimentão e finalmente mais 2 PTS’s. Você pode leva-los ao forno para assar durante 15 minutos, em temperatura média. Não se esqueça de untar a forma com óleo. Se optar por assá-los na brasa, coloque um pouco de óleo no carvão. Você também pode incrementar o espeto com rodelas de cenoura, cubos de tofu, cogumelos ou o que mais sua imaginação mandar.

Rende: 15 espetos