Que tal um passeio incrível, logo aqui do lado?

O Passeio de trem pela Serra Paranaense é considerado um dos melhores do mundo, o trajeto tem 110km em uma rodovia centenária com muita história, passando túneis, pontes, picos e montanhas. O ponto de partida é a Cidade de Curitiba, na Estação Ferroviária, o ponto final é a cidade histórica de Morretes, passando pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva, e a Ponte sobre o Rio São João, com mais de 100m de altura, ápice da viagem de tirar o folego dos turistas, ponte inaugurada em 1885, com grande história.

Esse passeio é um dos mais procurados, não só por paranaenses, mas por turistas do Brasil e do mundo todo, o passeio dura cerca de 3 horas, e o “ponto final” é a cidade Morretes, cidade com grande destaque gastronômicos com pratos tradicionais como o “barreado” , tipico da região e muito procurado por turistas.  Morretes foi fundada no início século XVIII, preserva a arquitetura antiga dos seus casarões e igrejas como a Nossa Senhora do Porto, padroeira da cidade e fundada em 1849, e a de São Benedito, construída em 1865 para que escravos e negros pudessem frequentá-la livremente.

E a nossa experiência foi realmente muito boa, um dia bonito com céu aberto, apesar do frio, deu para aproveitar bastante a visão que a nossa linda Serra do Mar proporciona, a viagem é demorada, mas passa super rápido, pois tem bastante coisas para serem admiradas. A cidade de Morretes é muito agradável, com uma gastronomia bem típica, além do comercio local, com produtos regionais.

O Barreado

O nome vem da expressão “barrear”, de panela de barro. Trazido pelos portugueses que chegaram ao estado no século XVIII, até hoje é preparado com as mesmas características e temperos de 300 anos.  Elaborado com pedaços de carne vermelha como patinho ou coxão mole e toucinho e cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada, o prato acompanha farinha de mandioca e costuma ser apreciado com bananas assadas ou fritas.

São 3 opções de Trens: Trem da Serra do Mar Paranaense, Trem de Luxo – Foz e Copacabana e Trem de Luxo – Curitiba

Saiba mais - Serra Verde Express