Planejamento estratégico da secretaria municipal de turismo prevê conjunto de ações para qualificação e melhoria do destino

Ser o melhor e mais desejado destino turístico do Brasil. É assim que o município de Porto Seguro (BA), famoso pelas belas paisagens naturais que encantam turistas brasileiros e estrangeiros, deseja ser conhecido. Para alcançar o ousado objetivo, o município vem implementando um conjunto de ações para a melhoria da oferta e incremento da demanda turística na cidade como parte do Direcionamento Estratégico do Turismo de Porto Seguro 2015/2016.
O planejamento é dividido em quatro eixos que norteiam as ações: qualidade e inovação da oferta turística; conhecimento e gestão da demanda turística; promoção e comercialização; e aprimoramento da gestão municipal do turismo. Esta é a primeira vez que a Secretaria de Turismo realiza o direcionamento estratégico que prevê um conjunto de ações que serão executadas e monitoradas com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo.
Praia do Cruzeiro: Situada no centro de Porto Seguro e com um quilômetro de extensão, é pouco procurada para o banho, pois é na parte sul da Praia do Cruzeiro que o rio Buranhém deságua, escurecendo as águas da praia. Porto Seguro (BA). Foto: Werner Zotz

Praia do Cruzeiro: Situada no centro de Porto Seguro e com um quilômetro de extensão, é pouco procurada para o banho, pois é na parte sul da Praia do Cruzeiro que o rio Buranhém deságua, escurecendo as águas da praia. Porto Seguro (BA). Foto: Werner Zotz

Entre as ações previstas para colocar o planejamento em prática estão a melhoria da mobilização urbana, ordenamento e fiscalização da atividade turística, capacitação de agentes de viagem, participação em feiras de turismo, implantação de novos centros de informação para o turistas e dinamização do Museu de Porto Seguro, entre outras.
“Vamos nos reposicionar no mercado através do aprimoramento da gestão, valorização da comunidade, valorização da história e cultura e inovação na oferta. Vamos aproveitar essa oportunidade para unir o público e privado e fazer um novo Porto Seguro”, explicou o Secretário de Turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento.
A ideia é buscar formas para o desenvolvimento pleno do potencial turístico da cidade e seus distritos com a melhoria da oferta de atrativos. Para isso, a ação conta com o apoio do Convention Bureau, SEBRAE, SENAC, BMiBrasil e demais entidades empresariais. Dentro desse cenário, a cidade trabalha com os destinos de Arraial d’Ajuda, Caraíva, Trancoso, Taperapuan, Mutá, Centro Histórico para mostrar aos turistas os diversos atrativos que Porto Seguro tem a oferecer.
Porto Seguro (BA). Foto: Werner Zotz
Agência de Notícias do Turismo