4 benefícios da ginástica laboral para as empresas

10 abr, 2023

A ginástica laboral é uma prática cada vez mais comum em empresas de todos os tamanhos. 

Esta atividade busca desenvolver o bem-estar dos funcionários, melhorando a sua saúde física e mental, além de proporcionar maior satisfação no trabalho.

A ginástica laboral tem diversos benefícios para as organizações que adotam essa medida, especialmente quando se trata do cuidado com os colaboradores. 

Neste artigo vamos explorar quatro principais benefícios da ginástica laboral.

Que são prevenir lesões; propiciar bem-estar mental e emocional; diminuir o estresse; e desenvolver ergonomia adequada para as tarefas diárias. 

Além disso, vamos dar uma olhada nos tipos de exercícios praticados nas atividades de ginástica laboral. 

Acompanhe!

O que é e como funciona a ginástica laboral?

A ginástica laboral é um conjunto de atividades que busca melhorar a saúde dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. 

Estas práticas podem ser realizadas tanto durante os períodos de trabalho como durante os períodos de descanso. 

Elas ajudam a promover a saúde mental e física dos trabalhadores, bem como minimizar eventuais lesões relacionadas ao exercício físico.

Como passamos boa parte dos nossos dias dentro do ambiente de trabalho, é importante que se tenha uma forma de atividade física para melhorar a própria saúde. 

A ginástica laboral oferece exercícios eficazes, que visam melhorar a postura corporal, aumentar o nível de energia e o bem-estar geral dos colaboradores.

Os exercícios de ginástica laboral geralmente são realizados em grupo, dando ênfase ao trabalho em equipe. 

Os treinos podem ser significativamente curtos, mas eficazes. 

Uma sessão de ginástica laboral normalmente inclui exercícios que visam fortalecer os músculos, aumentar o nível de energia e o bem-estar geral dos colaboradores.

Além disso, esses exercícios são ministrados por profissionais qualificados.

E podem incluir orientação sobre formas de prevenção de lesões, manutenção da saúde e outros aspectos relacionados à prática.

4 benefícios da ginástica laboral

Agora que você já sabe como funciona a ginástica laboral, vamos ver quais são alguns dos principais benefícios que podem ser obtidos através desta prática.

#1 Previne lesões

Como a ginástica laboral se concentra em exercícios específicos para o ambiente de trabalho, ela pode ajudar a prevenir lesões relacionadas às atividades do dia a dia. 

Esta é uma das principais vantagens da ginástica laboral, pois ela ajuda os colaboradores a desenvolver boas posturas e extremidades fortes para suportar longos períodos de trabalho.

E doenças como lombalgia e tenossinovite, caso fiquem muito tempo sentados.

A LER (Lesão por esforço repetitivo) e o DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) são dois exemplos de lesões que podem ser prevenidas com ginástica laboral.

#2 Propicia bem-estar mental e emocional

A ginástica laboral também pode ajudar os colaboradores a lidar melhor com o estresse do trabalho, reduzindo assim seu impacto negativo sobre a saúde mental. 

Alguns dos exercícios de ginástica laboral estimulam a liberação de endorfina, um hormônio que promove sentimentos de felicidade e bem-estar.

Exercícios regulares também podem melhorar o humor, a memória e a concentração. 

Eles podem ajudar os colaboradores a se concentrarem melhor e produzir resultados melhores durante o trabalho.

#3 Diminui o estresse

A ginástica laboral também é eficaz na redução do estresse. 

Como mencionamos acima, os exercícios ajudam o corpo a liberar endorfina, que relaxa os músculos e promove sentimentos de calma e bem-estar. 

Esta liberação hormonal também ajuda os colaboradores a enfrentarem melhor desafios diários no trabalho, reduzindo assim o estresse.

#4 Desenvolve a ergonomia 

A NR-17 é a norma que fala sobre a ergonomia no trabalho e estabelece as diretrizes para a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. 

A ginástica laboral oferece às empresas uma forma de cumprir as diretrizes da NR-17 através de exercícios especialmente desenvolvidos para os colaboradores. 

Estes exercícios são projetados para melhorar a postura, reduzir o risco de lesões e melhorar a produtividade.

Tipos de ginástica laboral

Para atender a jornada de trabalho e às necessidades dos colaboradores, a ginástica laboral pode ser desenvolvida de quatro formas, sendo elas:

  • Preparatória: Esta ginástica é realizada no início do dia, para preparar o corpo e a mente dos colaboradores para as tarefas diárias e duram em média de 10 a 20 minutos.
  • Compensatória: A ginástica compensatória é realizada quando os funcionários já começam a sentir os primeiros impactos da jornada de trabalho e visa o alongamento do corpo e o alívio das tensões musculares. Esta ginástica normalmente dura cerca de 5 minutos.
  • Relaxante: Aqui o foco é relaxar a mente e o corpo para que os colaboradores possam recuperar as energias após o fim do expediente. Esta ginástica dura cerca de 15 minutos.
  • Corretiva: A ginástica corretiva visa reduzir as dores e tensões que estão causando muito desconforto ao colaborador. Aqui são trabalhados alongamentos específicos para aliviar os sintomas. A duração vai depender da região que está sendo trabalhada.

A ginástica laboral é uma excelente forma de melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Ela pode ajudar a prevenir lesões relacionadas às atividades do dia a dia.

E também melhorar o bem-estar mental e emocional dos colaboradores, reduzir o estresse no trabalho e desenvolver a ergonomia.

Além disso, como vimos, existem vários tipos diferentes de ginástica laboral para atender às necessidades e jornadas de trabalho dos colaboradores.

Portanto, é importante que as empresas incorporem a ginástica laboral em seus programas de saúde e segurança para o trabalho.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/paulamoraes/" target="_self">Paula Moraes</a>

Paula Moraes

Redatora freelancer, estudante de marketing digital, amante da comunicação, focada na produção de conteúdos relevantes!