Mais de 1.600 famílias já foram contempladas com a regularização de imóveis em Pinhais

Nesta semana, a Prefeitura fez a entrega da escritura pública de imóveis para mais 24 famílias do Jardim Sol Nascente.

 

O sonho passa a ser realidade! Essa é a sensação que várias pessoas têm no momento em que conseguem ter em mãos a escritura do seu imóvel. Uma cena repetida por diversas vezes no município de Pinhais e que ajuda a contar a história de luta de muitas famílias, em busca da tão sonhada regularização de seus imóveis.

Nesta semana, mais 24 famílias protagonizaram um “final feliz”. Elas receberam as escrituras dos imóveis localizados no loteamento Sol Nascente, região do Jardim Claudia. Todo o processo de regularização foi feito pela Prefeitura de Pinhais em parceria com a Terra Nova. “A regularização imobiliária geralmente tem custos altíssimos e muita burocracia. Com esse trabalho, conseguimos dar a oportunidade às pessoas de realizar todo o sonho de sair da irregularidade, com custas minímas, ao exemplo do ITBI que é zero”, destacou Patrícia Sandes, coordenadora do Departamento de Regularização Fundiária.

O Jardim Sol Nascente é uma das maiores áreas de ocupação do município de Pinhais. Possui ao todo 256 lotes, os quais foram separados e demarcados para a devida regularização, conforme decreto municipal 2032/2015. Até o momento, 56 moradores já estão com suas escrituras viabilizadas, após quitação do débito.

Quem ficou contente com essa nova conquista foi Maria Aparecida dos Santos. Moradora há 22 anos do Jardim Sol Nascente, disse que teria muita dificuldade para pagar as despesas de documentação. “Essa ajuda é fundamental para nós, pois não temos condição de gastar 10, 11 mil reais para fazer todo esse processo”, destacou. Ela, que está prestes a se aposentar, demonstra muita felicidade com o lugar onde vive. “Nós já enfrentamos muitos problemas aqui, como enchentes, falta de saneamento, ruas esburacadas, falta de segurança, mas agora viver aqui é uma maravilha e não troco por lugar nenhum”, acrescentou.

Este trabalho coordenado pelo setor de Regularização Fundiária da Prefeitura teve início em 2010 e de lá pra cá mais de 1.200 famílias foram contempladas. Ainda há 783 lotes que estão em processo de regularização que atendem as comunidades: Santa Clara, Pedro Demeterco, Vila Governador, Sol Nascente, Sol Nascente II, Atuba, Dignidade, Fênix, Vila Mel e União. Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, esse trabalho é fundamental para que Pinhais avance no que diz respeito ao desenvolvimento humano e social. “Temos como uma de nossas principais metas priorizar as ações que atendam diretamente a necessidade da comunidade. Neste caso, esta é uma oportunidade das famílias conseguirem seus imóveis regularizados com o apoio da Prefeitura, Terra Nova e o Cartório vem ao encontro desta tarefa”, destacou.

%d blogueiros gostam disto: