Neste ano, o Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados será realizado no Centro de Empreendedorismo e Artesanato (Ceart)

Dia-D

Na próxima terça-feira (25) acontece em Pinhais a 5ª edição do Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. A ação é promovida pela Agência do Trabalhador de Pinhais e neste ano será realizada no Centro de Empreendedorismo e Artesanato (Ceart), das 9h às 13h.

O evento tem como objetivo reunir trabalhadores com deficiência e os empregadores, no mesmo espaço, para motivar o cumprimento da lei de cotas, por meio da intermediação de vagas no mercado de trabalho. “Contaremos com presença de algumas empresas que realizarão entrevistas e seleção de candidatos. Será um dia exclusivo para este público”, explica Giane de Jesus, do Departamento de Geração de Emprego e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os trabalhadores que têm direito à Inclusão pela lei de cotas devem comparecer levando a carteira de trabalho, RG e CPF e comprovante de endereço. A apresentação desses documentos é fundamental para efetuar o cadastro completo do trabalhador no sistema Emprega Brasil.

“No mesmo dia, será inaugurado o posto de atendimento da Agência do Trabalhador, no Ceart, onde o trabalhador contará com o atendimento de intermediação de mão de obra, cadastro e encaminhamento a vaga de emprego, terá apoio para elaboração de currículo, orientação sobre cursos online gratuitos como, por exemplo, a Escola do Trabalhador do Ministério do Trabalho e também inscrições para palestras de orientação profissional”, completa Giane.

Sobre o Dia D

A ação, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com os municípios, tem o intuito de promover oportunidades de trabalho específicas para este público. A Lei Federal nº 8.213/91 obriga as empresas, com mais de 100 funcionários, a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado em seu quadro de efetivos e o MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível. Para tanto, o órgão incentiva e cobra das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.

 

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: