5º Seminário Intermunicipal de Educação Infantil reúne centenas de profissionais em Pinhais

12 set, 2022

Evento realizado nos dias 8 e 9 de setembro é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, em parceria com os municípios da região metropolitana e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Começou nesta quinta-feira (8) o 5º Seminário Intermunicipal de Educação Infantil em Pinhais. Centenas de profissionais da área se reuniram no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) para a abertura do evento, com autoridades dos municípios da região metropolitana, incluindo a prefeita Rosa Maria e a secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini. O seminário é realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação em parceria com os municípios da região metropolitana e a UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná).

Com a temática “Protagonismo Infantil: Refletindo sobre a práxis pedagógica”, o objetivo é proporcionar um espaço de discussões sobre as políticas e práticas educacionais. Segundo a gerente da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Pinhais (Semed), Andressa Montilla, “a primeira infância é alvo das mais diferentes teorias. Distintas contribuições delas, certamente, serão entrecruzadas aqui. Nosso suposto saber será questionado e seremos provocados a buscar possibilidades para a formulação de novas hipóteses, novas ideias e um novo olhar sobre a potência das crianças”.

Abrindo o seminário, a secretária Andrea Franceschini disse ser uma honra receber as pessoas de outros municípios, inclusive mineiros que assistiam ao evento pela transmissão online. Andrea também enalteceu o trabalho realizado nos Cmeis. “Nós sabemos o quanto isso é importante na vida da criança, na vida da família, no desenvolvimento integral dessa criança, e que nós possamos nesse seminário, pensar realmente essa criança como protagonista desse conhecimento, desse desenvolvimento, trazer as famílias também para essa discussão. A parceria com a família é fundamental durante os dois anos em que estivemos longe do espaço escolar, então que possamos sair daqui inquietos, cheios de buscas, de ideias, de possibilidades, e que essa troca seja sempre contínua”, destacou.

Representando os municípios da região metropolitana, o secretário de Educação de Almirante Tamandaré, Jucie Parreira, destacou a parceria pelo fortalecimento da Educação Infantil. “Pinhais tem nos liderado em alguns enfrentamentos necessários, acho que nesta mesa todos um dia já vieram aqui em Pinhais ouvir alguma prática de vocês e isso muito nos alegra. Quero aqui cumprimentar também todas as professoras, educadoras de todas as áreas, da alimentação escolar, da limpeza, as famílias que estão conosco, a comunidade que tem pensado a criança enquanto prioridade absoluta e o direito da aprendizagem como fundamental para transformação”, declarou.

A professora Tamara Simone Van Kaick, representante da UTFPR, também discursou. “Quando a criança inicia sua trilha nessa corrida que precisa fazer na sua educação, nós [Universidade] gostaríamos de ser o último alvo, a última meta, então, como é importante ter essa base tão sólida com a Educação Infantil, as crianças não esquecem, e poder caminhar durante o Ensino Fundamental, com passos firmes, o Ensino Médio, e chegar numa Universidade, numa Universidade pública; assim como vocês têm a Educação Infantil e toda a trilha da Educação pública aqui no município”, ressaltou.

Fechando as falas, para abrir oficialmente esta edição do Seminário, a prefeita Rosa Maria reforçou a importância do investimento na Educação Infantil. “Investir na infância é investir no futuro, é investir num país melhor, numa cidade melhor. Nós precisamos dar as melhores condições, dentro de toda a limitação que temos. Eu sonho ainda com um país um dia onde haja mais e mais financiamento para a Educação Infantil, temos algumas boas perspectivas, sobretudo do novo Fundeb, que ele continue a trazer o recurso, que seja suficiente para que nós possamos atender mais e mais crianças”, afirmou.

Apresentaram-se no primeiro dia do seminário, os professores Israel Boniek e Nélio Spréa. A programação de sexta-feira (9) teve palestras, com João Luiz S. da Rosa, César Nunes e Adriana Friedmann, além das atividades cantadas do grupo Tupi Pererê. Em sua apresentação, Israel Boniek abriu os trabalhos trazendo uma reflexão a todos os profissionais. “A Educação Infantil não é um tempo de preparo, de passagem, ela tem um valor em si mesma, tem as suas particularidades e as suas singularidades. Há inúmeras descobertas hoje, para quem trabalha na Ed. Inf., de vários campos, da psicologia, da sociologia, da neurociência, da área da aprendizagem cognitiva, que fala acerca da importância da primeira infância, sobretudo da primeiríssima infância. Não existe um triênio na vida de um ser humano que se compare ao primeiro triênio da vida do sujeito. Os desdobramentos disso se espalham pela vida inteira”, completou.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, participaram da abertura do evento as secretárias municipais de Educação de Bocaiúva do Sul, Carmem Bueno do Nascimento, de Piraquara, Loireci Dalmolim de Oliveira, de Quitandinha, Josiane Mendes de Moura Weiss, e o secretário de São José dos Pinhais, Aldrian Fernando Cortes Matoso; além da Drª. Janaína Zanon, representando o procurador-geral do Município, Edson Galdino.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.