Guarda Municipal de Pinhais ganha reforço de câmeras corporais a partir de outubro em nova fase de programa de segurança municipal

5 ago, 2025 | Pinhais | 0 comments

L8 Group será a empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos; dados indicam redução da letalidade policial

Os moradores de Pinhais ganharão mais um reforço na segurança pública. Isso porque o município assinou um contrato com a L8 Group para o fornecimento de 40 câmeras corporais que serão utilizadas por agentes da Guarda Municipal da cidade em uma nova fase do programa de segurança pública. Além de Pinhais, a L8 já forneceu esse tipo de equipamento para vários estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia e é referência no mercado quando o assunto é bodycams.

“O uso de câmeras vem se mostrando como uma excelente ferramenta de transparência das ações das forças de segurança em todos os âmbitos. Além de trazerem mais segurança aos agentes, elas têm se tornado fundamentais para a produção de provas e para entender as circunstâncias das mais variadas ocorrências”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8 Group, empresa que fornecerá as câmeras para o município.

De acordo com o Fórum de Segurança Pública e baseado na experiência do Estado de São Paulo, o uso do dispositivo reduziu 76,2% na letalidade dos policiais militares entre 2019 e 2022. Para que o monitoramento seja eficiente, as câmeras disponibilizadas pela L8 possuem tecnologia de transmissão ao vivo, georreferenciamento, visão infravermelho, imagens de alta resolução e botão de emergência. “É um sistema muito funcional, com recursos de alta tecnologia para que o município possa garantir o melhor atendimento à população. Ainda, o sistema oferece um prazo de guarda das imagens de 360 dias, o que pode auxiliar bastante na elucidação de possíveis ocorrências”, conta Kuhn.

O prazo de vigência do contrato está previsto até o final de 2027, e até o mês de outubro o efetivo da GM do município passará por treinamentos para a correta utilização do equipamento. “Hoje utilizamos um sistema de gerenciamento das evidências digitais e cadeia de custódia desenvolvido pela própria L8, já testado e aplicado em ambiente real com mais de 100 milhões de vídeos. Tudo isso garante uma maior integridade e inviolabilidade das informações”, explica o CEO.

O contrato custará para o município R$320,00 por mês, por câmera, um dos menores valores do Brasil para esse tipo de contratação, e tem como objetivo não só aumentar a segurança da população, mas também aprimorar o serviço prestado pela força de segurança municipal. Pinhais possui hoje cerca de 130 mil habitantes e é uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba. A cidade utiliza o sistema de câmeras corporais desde 2022, e foi a primeira do estado a utilizar a tecnologia como parte do projeto Muralha Digital do programa Pinhais Mais Segura.

Sobre a L8

Fundado em 2014, o Grupo L8 é formado pela L8 Security, especializada em soluções para segurança da informação; pela L8 Energy, que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos; e pela L8 GROUP, holding operacional do grupo que atua com foco em Tecnologia da Informação e Segurança Eletrônica. Com a missão de facilitar e otimizar a utilização de tecnologias diferenciadas, oferecendo soluções com valor agregado aos clientes, o grupo preza por inovação e materiais de qualidade, tornando-se referência no mercado brasileiro. www.l8group.net

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">Redação Mas Pinhais</a>

Redação Mas Pinhais

Nascemos no Paraná para contar as histórias da nossa gente. Hoje, compartilhamos com todo o Brasil nossas paixões: receitas com memória afetiva, guias de compra para facilitar suas escolhas e dicas de viagem para inspirar suas próximas aventuras.

Deixe um comentário