O Paraná será o primeiro estado da América do Sul a ter o Bonde Urbano Digital (BUD), uma tecnologia revolucionária para o transporte público que fará a linha Pinhais-Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com um investimento de R$ 6 milhões do Estado nesta primeira fase, a expectativa é que a operação experimental comece já em novembro deste ano.
Fabricado pela empresa chinesa CRRC, o BUD é um híbrido entre um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e um BRT (Bus Rapid Transit). Sua grande inovação é a tecnologia de “trilho virtual”: em vez de trilhos físicos, o bonde é guiado no asfalto por meio de marcadores magnéticos e sensores, o que reduz drasticamente os custos e o tempo de implantação do sistema.
Como vai funcionar o Bonde do Futuro?
O novo veículo 100% elétrico representa um salto tecnológico para o transporte coletivo. Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e capacidade para até 280 passageiros, ele se guiará de forma inteligente pela via, conectando os dois importantes municípios da Grande Curitiba.
Principais características da tecnologia:
- Guiado por “Trilho Virtual”: O bonde opera sobre pneus e segue uma rota definida por sensores magnéticos de alta precisão instalados no asfalto.
- Segurança e Autonomia: Embora os testes iniciem com um motorista, o veículo possui tecnologia para operação autônoma, com rastreamento automático, radares, sensores e vídeo para garantir a segurança no trânsito compartilhado com outros veículos.
- Alta Capacidade e Eficiência: A velocidade pode chegar a 70 km/h, e sua vida útil é de até 30 anos, três vezes maior que a dos ônibus atuais.
O Trajeto e a Fase de Testes
A rota, com cerca de 10 quilômetros de extensão, sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara.
Para esta fase inicial, serão feitas intervenções no asfalto para a instalação dos sensores magnéticos. Os terminais serão adaptados e, em Piraquara, será construída uma garagem de manutenção para o veículo. É importante notar que, durante os testes, os ônibus tradicionais que já atendem a linha e transportam 10 mil passageiros por dia continuarão operando normalmente.
Vantagens do Novo Sistema
- Menor Custo: A implantação do sistema é até três vezes mais barata que a de um VLT tradicional. O baixo peso do veículo também reduz os custos de manutenção do asfalto.
- Carregamento Rápido: Movido por baterias, o bonde pode ser recarregado rapidamente nas estações. Uma carga de apenas 30 segundos garante uma autonomia de até 5 quilômetros.
- Sustentabilidade: Por ser 100% elétrico, não emite poluentes e reduz os custos com combustíveis.
FAQ: Tire suas Dúvidas sobre o Bonde Urbano Digital
Qual será o valor da passagem? O mesmo do transporte tradicional, R$ 5,50. Os ônibus convencionais continuarão operando durante a fase de testes.
Quantos passageiros ele transporta? O Bonde Urbano Digital terá capacidade para até 280 passageiros.
Qual será o trajeto exato? Sairá do Terminal de Pinhais, passará pela Avenida Ayrton Senna da Silva e pela Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, chegando ao Terminal São Roque, em Piraquara.
Terá motorista? Sim, todos os testes serão realizados com motoristas. A tecnologia permite a operação autônoma no futuro, que será implementada em parceria com os órgãos de trânsito.
Como ele é recarregado? O BUD será recarregado por pantógrafos aéreos (dispositivos no teto) nas paradas. Uma carga completa leva 12 minutos e garante até 40 km de autonomia.
Conclusão: Um Salto para a Mobilidade da Região
O Bonde Urbano Digital coloca Pinhais e Piraquara na vanguarda da inovação em transporte na América do Sul. A nova linha representa uma conexão mais rápida, moderna e sustentável, prometendo transformar o dia a dia de milhares de pessoas e valorizar toda a região.
E você, o que achou da novidade? Deixe seu comentário no post e nos diga qual a sua expectativa para a chegada do Bonde do Futuro em Pinhais!
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