A cidade de Pinhais está em pleno desenvolvimento.

16 jul, 2021

Pinhais ficou por muito tempo conhecida como cidade dormitória, ou seja, uma cidade onde os moradores saem para trabalhar em outros municípios, mas especificamente na capital, Curitiba.

Pinhais

Mas hoje esse cenário está mudando, são 14.725 empresas ativas em nosso município, de variados setores, o que gera muitos empregos em Pinhais. A grande maioria das empresas são pequenas empresas e Microempreendedores Individuais, mas esse número segue como no país, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 68,5% dos empregos criados no Brasil no ano de 2021.

Grandes Empresas

Também temos as grandes empresas, que atendem o Brasil todo com os seus produtos; no jardim Weissópolis temos o tradicional Moinho do Nordeste e na Vargem Grande o Molino Rosso. No Emiliano Perneta fica o polo de empresas, localizado na Avenida Maringá e proximidades. Conta com grandes empresas como: a Jandira Alimentos, que é referência no mercado de alimentos há mais de 60 anos; a Nilko Tecnologia, que conta com uma vasta gama de produtos, entre armários de metal, racks e eletrodomésticos; a Hitech Eletric, inovadora fábrica de veículos elétricos.

Comércio Varejista

O setor de varejo tem a centralização nas Ruas Jacob Macanhan e Avenida Iraí, com lojas como: Lojas Cem, Casa China, Americanas, Casas Bahia, Lojas MM, Salfer, Multiloja, entre outras. Outro setor que cresceu muito nos último anos é o de Supermercados, o Carrefour foi por anos o único hipermercado da cidade, o que mudou com a chegada do Condor e também de atacadistas como o Max Atacado, Temos mais de uma dezena de opções na hora de fazer as compras.

Polo Cervejeiro

Pinhais se consolidou como um importante polo de Cervejas Artesanais, contando com pelo menos 10 fábricas de cerveja, as micro cervejarias, entre elas a Way Beer, Cervejaria Don Gentilis, Cervejaria Oner, Coice de Mula, 365. entre outras.  O Que contabiliza uma boa quantidade de cerveja boa produzidas por dia em nossa cidade.

Outros número interessantes da nossa cidade

Pinhais tem o IDH de 0,751, considerado alto, ficando com a 31ª posição entre os 399 municípios do Paraná. O cálculo do índice é composto a partir de dados de expectativa de vida ao nascer (IDH-L), educação (IDH-E), e PIB em Paridade do Poder de Compra per capita (IDH-R) recolhidos em nível nacional ou regional, e possui o objetivo de medir o padrão de vida.

Em relação ao PIB, Pinhais ocupa a 10ª posição no estado, com um PIB de 5.855.892,01 mil, e o PIB per capita de R$ 44.773,58. As receitas do município em 2020 foram de R$497.861.097,27.

Segundo pesquisa da Revista Exame, está entre as 100 melhores cidades do país para fazer negócios, e ocupa a 9ª posição no Paraná. Nos últimos dados apresentados pelo índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, foi apontada como uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, possuir a 12ª maior economia do Estado, é o 1º o munícipio da América Latina a iniciar a implantação da Norma ISO 18091 para gestão municipal.

Tem alguma empresa que faltou citar? Viu algo de errado? Comente aqui.

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Share This
%d blogueiros gostam disto: