Alunos da rede pública de Pinhais recebem óculos do projeto Pequenos Olhares

31 out, 2022

Entrega oficial foi realizada nesta terça (25) na Secretaria Municipal de Educação

Nesta terça-feira (26), na Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (Semed), foi realizada a entrega oficial dos óculos do Projeto Pequenos Olhares aos alunos das redes municipal e estadual do município. Por meio de parceria entre a Prefeitura de Pinhais e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 690 crianças receberam atendimento oftalmológico gratuito e, às que precisaram, foram disponibilizados óculos com direito a escolha da armação. Esta foi a fase final do projeto que envolveu cerca de 14 mil alunos da rede pública municipal, e participação no 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia realizado em Pinhais.

No auditório da Casa Amarela da Semed, as autoridades do município e membros representantes do projeto Pequenos Olhares, realizaram a entrega oficial aos familiares e equipes gestoras de cada unidade de ensino participante. A iniciativa do CBO, que integrou as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, a ONG Renovatio, entidades de oftalmologia do Paraná e do Brasil, e o Ministério Público do Paraná, envolveu 21 escolas municipais, 13 colégios estaduais e aproximadamente 14 mil alunos. Para realizar a pré-triagem de todas essas crianças e adolescentes, a Gerência de Educação Especial da Semed, e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais (Cads) Helen Keller promoveram uma capacitação aos profissionais de educação envolvidos.

Através de um empenho coletivo entre diferentes organizações, foram alcançados os principais objetivos: ofertar gratuitamente para alunos entre quatro e 15 anos, matriculados em unidades educacionais do município, consultas oftalmológicas por especialistas voluntários que participaram do 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de setembro no Expotrade Pinhais; confeccionar e doar gratuitamente óculos (armações e lentes) para as crianças e adolescentes diagnosticados com distúrbios visuais; e encaminhar crianças e adolescentes diagnosticados com doenças oftalmológicas a especialistas referenciados na rede SUS.

A entrega oficial dos óculos foi feita pelas autoridades responsáveis pela realização do projeto no município. Na abertura da cerimônia, a prefeita Rosa Maria enalteceu o trabalho integrado de todas as equipes que foi fundamental para beneficiar o maior número possível de crianças. “Nosso lema é cuidar das pessoas. Mas não conseguimos cuidar sozinhos, por isso aqui estão os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, nossas médicas, os representantes do CBO, nossa rede de servidores e servidoras. Vocês mudaram a vida das nossas crianças. Eu até comentei com os médicos que ao nome Pequenos Olhares, eu acrescentaria: grandes horizontes. Os horizontes dos nossos meninos e meninas foram ampliados. Eles tiveram a oportunidade de enxergar melhor, e terão a oportunidade de aprender melhor”, finalizou.

O médico oftalmologista Lisandro Sakata, representando o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, também exaltou o empenho dos profissionais de Pinhais. “É muito bonito ver o empenho e a dedicação de muita gente envolvida para conseguir chegar a essa cerimônia de finalização, entregando os óculos para os seus filhos. Eu já escutei, sem pedir, de maneira aleatória, que a Prefeitura de Pinhais está fazendo muito pela cidade, a promotoria, órgãos da sociedade, o Ministério Público, que arregaçam as mangas e trabalham para fazer isso de maneira a se efetivar, de maneira correta, como deve ser o atendimento de qualidade”, declarou.

A Sophia Krause, matriculada no 4º ano na Escola Municipal Clementina Cruz, recebeu seus óculos, e agora poderá enxergar bem a lousa de qualquer lugar da sala. A mãe Elizandra do Nascimento, contou como foi esse processo. “A Sophia reclamava muito porque não conseguia enxergar o quadro. Agora com os óculos, ela mesma falou: ‘nossa, mãe, agora estou enxergando muito bem’. O projeto é muito importante para beneficiar as famílias das crianças, muitas mães não têm condições de comprar e existem crianças que têm problemas maiores do que o da minha filha e não conseguem comprar. Só tenho a agradecer pela oportunidade e não ter que deixar mais pra frente e se tornar um problema maior na visão dela”, comentou.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, cerimônia contou com a presença das secretárias municipais de Educação, Andrea Franceschini, de Saúde, Adriane Carvalho, de Assistência Social, Rosangela Batista; representando a Câmara Municipal, vereador Aparecido Sanches; representando o Ministério Público, a promotora Karina Faria de Moura Cordeiro; a presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, médica Juliana Almodín; a presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, médica Luísa Hopker; o coordenador de ações sociais da Renovatio, Felippe Santin; a assistente do município que integra o Núcleo da Área Metropolitana Norte, Vera Lucia da Silva.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.