Audiência pública apresenta plano de construção do bairro Autódromo

17 set, 2021

Como medidas compensatórias sobre o potencial construtivo Pinhais ganhará melhorias de mobilidade urbana ao longo da ferrovia

Na noite desta quinta-feira (16) a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo (Semur), juntamente com os proprietários da área onde hoje é o autódromo – representados pela Bairru Urbanismo, realizaram, no Cenforpe, audiência pública de apresentação da Operação Urbana Consorciada (OUC) Autódromo, Ferrovia e Parque das Águas. Esta Operação é um conjunto de intervenções e medidas com o objetivo de realizar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental. 

A apresentação, que contou com a participação popular, compreende em uma série de construções, iniciando no espaço do autódromo com a criação de um bairro e diversos empreendimentos imobiliários, empresariais, criação de espaços públicos e de preservação da memória do local. Como medidas compensatórias sobre o potencial construtivo, a população de Pinhais ganhará com a implantação de melhorias de mobilidade urbana entre o Rio Atuba, na divisa com Curitiba, até o Rio do Meio, no Parque das Águas, como a criação de Parque Linear e solução viária ao longo de toda a ferrovia.

O evento aconteceu de forma online e presencial, e contou com a participação, entre outros, da prefeita de Pinhais, Marli Paulino, da vice-prefeita, Rosa Maria, do presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho, de diversos vereadores, secretários municipais, servidores públicos, representantes da sociedade civil organizada, além da população. Na abertura, a prefeita Marli Paulino, destacou a importância de tal evento público para o desenvolvimento do município. “Esta audiência  técnica apresenta as soluções para a ocupação do espaço o qual os proprietários não querem mais utilizá-lo como entretenimento. O novo empreendimento irá gerar diversos benefícios para a nossa cidade”, disse. 

Representando o Poder Legislativo Municipal, o vereador Marcinho, falou sobre a honra e satisfação de participar da audiência de apresentação do bairro Autódromo. “Parabéns aos investidores, que acreditam em nossa cidade e vem investir aqui, trazendo muito desenvolvimento para Pinhais. Aproveito para parabenizar a gestão Marli / Rosa Maria que realiza um ótimo trabalho para as pessoas do município, cujo Plano de Governo já foi cumprido 30%. A Câmara de Vereadores está de portas abertas para ajudar no desenvolvimento de Pinhais, somos parceiros da administração porque apoiamos os projetos para melhorar a vida da nossa população”.

Coube ao secretário de Urbanismo, Emerson Bento, iniciar as apresentações técnicas do projeto. “A participação popular só enriquece o evento. A administração quer mostrar a todos o que está acontecendo e o que está sendo planejado para o desenvolvimento do município. Esta apresentação, com base no Estatuto das Cidades, mostra como é a proposta desenvolvida pelo grupo Bairru, que tem o direcionamento da Prefeitura na questão do interesse público”.

Na sequência da audiência, representantes da Bairru Urbanismo, a arquiteta e urbanista Yasmin de Nadai e o administrador Carlos Eduardo Rodrigues fizeram a apresentação do projeto arquitetônico, que contou com a visão do urbanista Jaime Lerner, falecido em maio. O estudo dos impactos foram apresentados pelas representantes da Ecotécnica Tecnologia e Consultoria, a arquiteta e urbanista Letícia Oliveira e a engenheira de transporte Vanessa Kerecz. Populares puderam manifestar os seus questionamentos e estes foram esclarecidos pela mesa formada pelos envolvidos no projeto. 

Dúvidas e sugestões com relação ao projeto poderão ser encaminhadas para a Secretaria de Urbanismo pelo e-mail: [email protected] É importante que, na contribuição, a pessoa se identifique e justifique a solicitação. As contribuições serão analisadas e respondidas se couberem no escopo do projeto e de acordo com capacidade de atendimento à demanda da Secretaria.

Onde Assistir

Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=4dYFIk_0gJM
Facebook – https://www.facebook.com/prefeituradepinhais/videos/313523103875897/

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Share This
%d blogueiros gostam disto: