Criada em 2009, a iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais já conta com 1.107 famílias cadastradas.

 

A partir da próxima segunda-feira (18) os beneficiários do projeto Horta no Quintal de Casa começarão a receber mudas de hortaliças. Criada em 2009, a iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, é uma forma de estimular o cultivo e o consumo de produtos orgânicos pela população. O projeto já conta com 1.107 famílias cadastradas.

Nesta etapa, serão entregues mudas de alface, almeirão, escarola, cebolinha, salsinha, rúcula, pepino, tomate, pimentão, quiabo e berinjela. Com foco na temática da Segurança Alimentar e Nutricional, o projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) que realiza o processo inicial de pré-cadastro das famílias interessadas e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico).

Esta ação visa estimular, apoiar e potencializar o uso de espaços em terrenos residenciais, e em terrenos ociosos, para a produção de alimentos, plantas medicinais e condimentares, para consumo das famílias. Tendo em vista a preocupação com a saúde das pessoas e com o meio ambiente, é estimulada a produção na linha agroecológica, sem o uso de agrotóxicos e de adubos químicos.

Mais do que uma alternativa saudável para a produção de alimentos, o projeto Horta no Quintal de Casa, da Prefeitura de Pinhais, permite a diversificação da alimentação o que proporciona inúmeros benefícios. Além disso, também se torna ainda mais representativa pela experiência de poder produzir o próprio alimento.

 

Serviço

Mais informações sobre o projeto com o Departamento de Agricultura e Abastecimento, localizado na Rua América do Sul, 682, no bairro Centro, telefone 3912- 5089

%d blogueiros gostam disto: