Brigadistas Escolares de Pinhais participam de formação prática com o Corpo de Bombeiros

28 jun, 2022

A capacitação teve como objetivo atualizar as orientações aos brigadistas das unidades de ensino municipais

Após dois anos de pausa, por conta da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) retomou a formação dos brigadistas escolares que visa a atualização das normas e orientações. No último sábado (25), os profissionais da educação estiveram reunidos no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) para uma manhã de capacitação prática, direcionada pelo Corpo de Bombeiros, por meio do 6º Grupamento – 3º SGB.

Além da capacitação teórica, os brigadistas também têm acesso a conteúdos práticos com noções de primeiros socorros, identificação da classe de extintores, exercícios de plano de abandono de edificações, entre outros procedimentos. 

A Semed conta com brigadistas escolares em todas as unidades de ensino municipais, em atendimento à Norma de Procedimento Técnico nº 17 (NTP 17). O documento estabelece os requisitos mínimos e critérios a serem fiscalizados pelo serviço de prevenção contra incêndio e pânico referentes à Brigada de Incêndio nas edificações e áreas de risco.

Durante a formação, na área externa da Semed, foram montados diferentes stands de treinamento e os profissionais divididos em grupos para as seguintes abordagens: controle de hemorragias e emergências clínicas; GLP – gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha); ressuscitação cardiopulmonar em crianças e adultos; prevenção de combate à incêndio; desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos.  

Na ocasião, Jessica, estagiária da Semed, encenou que um bebê estava sufocado para ver qual seria a reação dos brigadistas, a proposta foi positiva e prontamente uma profissional fez o atendimento de primeiros socorros. Segundo o 1º sargento Adenilson André Blasques, responsável pela formação, o que se espera nessas situações é a ação rápida, pois isso pode salvar vidas. 

Estiveram presentes na abertura do evento a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o comandante do 3º SGB, capitão Oliveira Orlandi Júnior; e a secretária de Educação, Andrea Franceschini. Na fala das autoridades foi unanimidade a máxima de que ninguém deseja que emergências ocorram, mas ter pessoas preparadas para atuar de forma ágil, resulta em vidas salvas. 

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as notícias em primeira mão no seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: