O Outubro Rosa é considerado o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. A iniciativa, aderida no mundo todo, faz um alerta ao público feminino para a importância do diagnóstico precoce e dos exames preventivos, como o autoexame da mama. Em Pinhais, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e algumas Unidades de Saúde da Família ampliam a disponibilização de exames preventivos e solicitações de mamografias, atendem em horário estendido e desenvolvem campanhas educativas. Haverá também orientação sobre planejamento reprodutivo e coleta de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite).

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, portanto, a prevenção é o melhor caminho. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), relativamente raro antes dos 35 anos, o câncer de mama tem incidência rápida e progressiva em pessoas acima dessa faixa etária, e isso tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em processo de desenvolvimento. Por isso, e como a idade é o principal fator de risco para a doença, toda mulher com 40 anos ou mais deve manter seu acompanhamento médico em dia.

As Unidades de Saúde da Família de Pinhais abrirão das 17h às 21h, conforme cronograma abaixo:

USF Maria Antonieta – 19 de outubro;

USF Ana Nery – 26 de outubro;

USF Tebas – 26 de outubro;

USF Weissópolis – 19 de outubro;

USF Vargem Grande – 19 de outubro;

USF Perneta – 20 de outubro;

USF Tarumã – 26 de outubro;

USF Perdizes – 19 de outubro;

USF Esplanada – 19 de outubro.

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: