Casal norte-americano adota 6 crianças de uma mesma família em Pinhais

20 abr, 2023

Unidade de Acolhimento de Pinhais promove primeira adoção internacional do município; o processo foi finalizado neste mês

A Prefeitura de Pinhais, por meio das Unidades de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, celebra a primeira adoção internacional realizada no município. O serviço é vinculado à Secretaria de Assistência Social e atende crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos que estejam em situação de risco pessoal e social. O processo de adoção foi finalizado neste mês com seis crianças de Pinhais sendo adotadas por um casal norte-americano. 

“Os irmãos têm 13, 10, 8, 6 e 5 anos, além de um bebê de 1 ano. Desde 2020, os mais velhos estavam acolhidos. O bebê foi recebido desde que nasceu em setembro de 2021. Eles se encontravam em vulnerabilidade bem grave, ficavam em mendicância. Havia também o uso de álcool e outras drogas, tanto da mãe quanto do pai”, relata  a gerente da Alta Complexidade, Patrícia Garbus.

No ano passado, houve a destituição do poder familiar e os irmãos foram incluídos no cadastro de adoção. “Como a intenção da juíza que atuou no caso era não ocorrer separação dos irmãos, foi feita a busca regional, porém não foi encontrada nenhuma família que tivesse a intenção de adotar todos. Tendo isso em vista, foi feita a busca estadual e posteriormente a busca nacional”, explica Patrícia.

Diante desse cenário, foi sugerido que fossem cadastrados para adoção internacional. “Apareceram duas famílias na Europa, as crianças ficariam próximas, mas não todas juntas. Foi quando surgiu essa família nos Estados Unidos. As tratativas iniciaram no meio do ano passado. Trata-se de um processo bem burocrático”, conta. 

Em janeiro deste ano iniciou-se a aproximação do casal com as crianças, primeiro por vídeo-chamadas que eram feitas semanalmente, tanto em grupo quanto com cada irmão individualmente. “O casal já tinha 4 filhas, três biológicas e uma adotada que residia na China. No final de fevereiro eles vieram para o Brasil para iniciar o estágio de convivência que durou por volta de 45 dias. Foi alugada uma casa e as crianças foram morar com eles”.

“Nesse período de convivência deu tudo certo, os vínculos se construíram e se fortaleceram. Depois todos juntos seguiram para o Rio de Janeiro, houve algumas adequações de nomes e depois das documentações todas regularizadas eles seguiram para os Estados Unidos”, completa Patrícia. 

“Toda a equipe trabalhou arduamente e ficamos muito contentes pelo sucesso deste acolhimento, sendo a primeira adoção internacional do município. É muito bom saber que foi possível que todos permanecessem juntos, pois o desmembramento dos irmãos seria mais um sofrimento para essas crianças”, conclui.

Sobre as Unidades de Acolhimento

Atualmente 12 crianças e adolescentes se encontram em situação de acolhimento nas duas unidades de Pinhais. O acolhimento é ofertado de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e as orientações técnicas do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Cabe ressaltar que o atendimento em abrigos ocorre por determinação do Poder Judiciário e por requisição do Conselho Tutelar.

0 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.