Triciclos-reciclaveis-pinhais

Catadores de material reciclável de Pinhais ganham triciclos para trabalhar

18 out, 2022

Programa Coleta Humanizada substitui veículos de tração animal pelo “Ciclo Coletor”

Foi realizado na manhã de terça-feira (11) o lançamento do Programa “Coleta Humanizada”. que oferta aos catadores de material reciclável do município, de forma gratuita, um veículo denominado “Ciclo Coletor”. O projeto é um trabalho em conjunto das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico (Semde) e Meio Ambiente (Semma) que investiram R$283 mil para confecção do equipamento, selecionando inicialmente 30 trabalhadores que atendem aos critérios estabelecidos.

O lançamento ocorreu no Centro da Juventude, no bairro Maria Antonieta, com a presença da prefeita Rosa Maria, dos secretários municipais José Martins (Desenvolvimento Econômico), Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente) e Rosangela Batista Duarte (Assistência Social), Adriane da Silva Jorge Carvalho (Saúde) os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza e Fabricio Souza, além dos trabalhadores selecionados para o programa.

Os catadores que receberam o “Ciclo coletor” foram selecionados conforme critérios estabelecidos na Lei Municipal nº2633/2022: ser maior de idade; os que utilizam tração animal; que possuem deficiência, desde que não seja incapacitante para a vida laboral, considerando as peculiaridades da atividade; mulheres provedoras da família. Outra questão importante do projeto é que estão previstas capacitações para os catadores contemplados que serão ofertados pela Secretaria de Meio Ambiente.

A idealização do projeto foi parabenizada pela prefeita Rosa Maria que ressaltou que o trabalho dos recicladores ajuda a cidade a ficar mais limpa e que o município vai adotar uma lei para proibir a tração animal. “Pinhais traz uma inovação, oferecendo este triciclo, gerando uma ação humanizada, fazendo com que os catadores tenham melhores condições de trabalho e possam ter rendimento maior. Mais uma situação relevante é que Pinhais está preocupada com a questão animal e nessa semana enviamos à Câmara Municipal, a lei que proíbe a tração animal para a atividade de coleta de materiais. Mas se por um lado estamos proibindo, oferecemos a substituição pelo “Ciclo Coletor”, em uma realização de coleta humanizada para trazermos qualidade de vida aos catadores, pessoas que são importantes para a cidade”, afirmou a prefeita.

0 comentários

Deixe um comentário