Catadores de material reciclável de Pinhais ganham triciclos para trabalhar

18 out, 2022
Triciclos-reciclaveis-pinhais

Programa Coleta Humanizada substitui veículos de tração animal pelo “Ciclo Coletor”

Foi realizado na manhã de terça-feira (11) o lançamento do Programa “Coleta Humanizada”. que oferta aos catadores de material reciclável do município, de forma gratuita, um veículo denominado “Ciclo Coletor”. O projeto é um trabalho em conjunto das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico (Semde) e Meio Ambiente (Semma) que investiram R$283 mil para confecção do equipamento, selecionando inicialmente 30 trabalhadores que atendem aos critérios estabelecidos.

O lançamento ocorreu no Centro da Juventude, no bairro Maria Antonieta, com a presença da prefeita Rosa Maria, dos secretários municipais José Martins (Desenvolvimento Econômico), Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente) e Rosangela Batista Duarte (Assistência Social), Adriane da Silva Jorge Carvalho (Saúde) os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza e Fabricio Souza, além dos trabalhadores selecionados para o programa.

Os catadores que receberam o “Ciclo coletor” foram selecionados conforme critérios estabelecidos na Lei Municipal nº2633/2022: ser maior de idade; os que utilizam tração animal; que possuem deficiência, desde que não seja incapacitante para a vida laboral, considerando as peculiaridades da atividade; mulheres provedoras da família. Outra questão importante do projeto é que estão previstas capacitações para os catadores contemplados que serão ofertados pela Secretaria de Meio Ambiente.

A idealização do projeto foi parabenizada pela prefeita Rosa Maria que ressaltou que o trabalho dos recicladores ajuda a cidade a ficar mais limpa e que o município vai adotar uma lei para proibir a tração animal. “Pinhais traz uma inovação, oferecendo este triciclo, gerando uma ação humanizada, fazendo com que os catadores tenham melhores condições de trabalho e possam ter rendimento maior. Mais uma situação relevante é que Pinhais está preocupada com a questão animal e nessa semana enviamos à Câmara Municipal, a lei que proíbe a tração animal para a atividade de coleta de materiais. Mas se por um lado estamos proibindo, oferecemos a substituição pelo “Ciclo Coletor”, em uma realização de coleta humanizada para trazermos qualidade de vida aos catadores, pessoas que são importantes para a cidade”, afirmou a prefeita.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.