CEEP Newton Freire Maia realiza a Feira de Profissões e inaugura o Centro de Tecnologia

29 set, 2022

Outro destaque foi a criação do “Espaço Newton Freire Maia”, que tem objetos, pertences e livros do cientista e professor que dá nome à instituição de ensino e ao Parque da Ciência

CEEP Newton Freire
CEEP Newton Freire Maia realiza a Feira de Profissões e inaugura o Centro de Tecnologia 2

Iniciou nesta terça-feira (27), a 6ª Feira de Projetos e Profissões do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que está localizado na Estrada da Graciosa, em Pinhais.

A programação do evento vai até o dia 29 de setembro e tem o objetivo de divulgar parte dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em diferentes temáticas (sustentabilidade, educação ambiental, qualidade da água, sistemas de energia renovável, criações de animais, produção de mudas vegetais e horta) e inaugurar o CETEC – Centro de Tecnologia Newton Freire Maia, o espaço onde existia à antiga residência do Canguiri, a qual foi reformada e atualmente será utilizada pela instituição para abrigar os trabalhos de tecnologia e pesquisa com foco no Agro 4.0. O local ganhou um museu, o “Espaço Newton Freire Maia”, que tem objetos, pertences e livros que foram do cientista e professor que dá nome à instituição de ensino e ao Parque da Ciência.

A abertura do evento recebeu a presença de professores, alunos, diretores da instituição de ensino, representantes do SEBRAE, do Governo do Estado, da prefeita de Pinhais Rosa Maria e da secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini, além de familiares e a esposa do professora Newton Freire Maia, Eleide Alice Chautard Freire Maia.

O público pôde visitar a exposição dos trabalhos e conhecer os projetos. A prefeita Rosa Maria parabenizou a iniciativa da instituição que é uma referência no ensino técnico e elogiou a criação do museu. “É uma grande alegria conhecer a história e o legado do Professor Newton. Tenho certeza que a partir deste espaço a memória, a ciência e a inovação, o amor à cultura e o trabalho, vão servir de inspiração. Para nosso município e o Paraná, essa instituição é um santuário do conhecimento e da ciência. Para Pinhais é uma satisfação contar com o Colégio Newton Freire, uma instituição deste porte, com as inovações que estão buscando e a dedicação do trabalho na área de agroecologia e outras ciências”, disse a prefeita.

O diretor do CEEP Newton Freire Maia, Edson Magalhães Blum, contou a história do evento de Profissões que iniciou em 2007 e hoje está consolidado no calendário escolar, além disso, destacou que a instituição vem crescendo porque a procura é grande e a intenção é se tornar uma referência no ensino técnico no Paraná.  “Hoje o CEEP Newton Freire Maia tem aproximadamente 500 alunos e este número vem em uma crescente. A instituição tem hoje 16 salas de aulas, mas nossas expectativas é aumentar, pois há uma grande quantidade de alunos interessados em se matricular com a gente. Com isso, estamos aguardando para 2023, a ampliação do colégio com a construção de mais salas, pois acreditamos que nos próximos anos atingiremos a marca de mil alunos”, falou o diretor.

Categorias

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.