Centro da Juventude participará de programa de certificação em suporte de T.I

25 maio, 2021

As inscrições acontecerão entre os dias 7 de junho a 16 de julho. A previsão do início das aulas está programada para o dia 16 de agosto

Buscando constante evolução e interatividade com os jovens e adolescentes do município, o Centro da Juventude de Pinhais (CJ) aderiu ao Programa TECH-JA. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), a JAParaná – Junior Achievement, a Google e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com objetivo de certificar jovens na área de tecnologia da informação, tendo em vista o crescimento deste setor, e promover a sua inserção no mundo do trabalho.

O lançamento oficial do programa ocorreu na última semana, no dia 18 de maio. O evento ocorreu de forma virtual e contou com as seguintes presenças: representando a SEJUF, Larissa Marsolik Tissot; representando a Assessoria Especial da Juventude, Murilo Lazarotto; representando a J.A. Paraná, Ariane Brunetti; representando o Escritório Regional, André Fortes; Michelle Lamour, Marlene Batista e Mayara Almeida, e representando o Centro da Juventude de Pinhais, o coordenador Vilmar Rodrigues Júnior e a pedagoga em assistência social Tânia Valci Ferreira.

O Tech-Já tem oferta inicial de 60 vagas para jovens de 18 a 29 anos participantes dos Centros da Juventude do Estado do Paraná. A seleção dos participantes seguirá os seguintes critérios:

  • Ser morador de Pinhais, com idade entre 18 a 29 anos;
  • Ser participante ativo do Centro da Juventude de Pinhais;
  • Ter concluído o ensino médio em escolas públicas ou tido bolsa integral em escolas particulares;
  • Não estar trabalhando e estudando, além de não ter graduação completa;
  • Ter renda per capita de até 1 salário mínimo;
  • Ter disponibilidade para participar das aulas online e afinidade ou vontade de iniciar carreira com a área de TI.

No mês de março, o programa iniciou com uma turma piloto e alguns alunos participantes foram do CJ de Pinhais. Na visão do coordenador do CJ, Vilmar Rodrigues Júnior, essa é uma iniciativa bastante benéfica. “A tecnologia da informação é um excelente caminho para a qualificação profissional de jovens de famílias com baixa renda”, afirmou.

Entre os alunos do município, participantes da primeira turma piloto, essa foi uma grande oportunidade para dar o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho e se aprofundar na área. “Em primeiro lugar gostaria de agradecer por ter essa oportunidade de fazer este curso de Suporte em T.I. Tenho certeza que vai me ajudar muito na minha vida profissional e pessoal também”, relatou Raquel Pereira da Penha, jovem moradora do bairro Weissópolis.

Já para o aluno Eduardo Rodrigues de Oliveira Azevedo, morador do bairro Alto Tarumã, o aprendizado foi incrível, o que abre um novo olhar para o futuro. “O curso de Tecnologia da Informação está me ajudando a ver o mercado profissional sob outra perspectiva e estou aprendendo cada vez mais sobre os recursos de T.I. que sempre me interessei”, disse.

Inscrições

As inscrições acontecerão entre os dias 7 de junho a 16 de julho. A previsão do início das aulas está programada para o dia 16 de agosto, sendo de forma virtual pela plataforma COURSERA. O curso tem carga horária de 314 horas e ocorrerá 4 vezes por semana em dois horários alternativos, nos períodos da manhã ou noite. Ao final do curso, haverá a possibilidade de encaminhamentos para vagas de emprego, mediante avaliação técnica.

Jovens e adolescentes que se enquadram nos critérios definidos e desejam obter mais informações sobre o assunto, devem entrar em contato com o Centro da Juventude de Pinhais pelo WhatsApp (41) 3912-5795.

Serviço

O Centro da Juventude de Pinhais fica na Rua João Mendes Batista sem número, no bairro Maria Antonieta, funcionando de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h. Informações pelo WhatsApp (41) 3912-5795.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais
%d blogueiros gostam disto: