Cerimônia de Juramento à Bandeira é realizada no município

17 ago, 2022

Cerca de 460 jovens participaram da solenidade que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves

Foi realizada na manhã de terça-feira (16), em Pinhais, a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação e compromisso à bandeira dos jovens nascidos em 2004, que fizeram o Alistamento Militar neste ano. O evento foi organizado pela Junta Militar do município e aconteceu no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.

Participaram da cerimônia a prefeita de Pinhais e presidente da Junta de Serviço Militar do município, Rosa Maria; o Tenente Coronel Fábio Artner, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba; o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista Duarte; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Filho; a diretora da Divisão de Administração da Secretaria de Segurança e Trânsito, Andréa Motelevicz; o 2º Tenente Elmiro Neto, Delegado da Junta Militar; a secretária da Junta de Serviço Militar de Pinhais, Ediane Wunderlich; a Banda do Exército Brasileiro, a Guarda Municipal, a Defesa Civil Municipal, além de familiares e convidados dos jovens.

Na solenidade, os jovens dispensados do serviço militar prestaram o compromisso à bandeira e receberam os certificados de dispensa de incorporação. Também aconteceu na ocasião, a entrega dos donativos arrecadados pelo evento à APAE Pinhais. A iniciativa arrecadou aproximadamente 300 quilos de alimentos perecíveis que foram destinados à instituição.

O Tenente Coronel Fábio Artner, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, parabenizou o município pela organização da solenidade e deixou uma mensagem especial aos jovens. “Como chefe do posto de recrutamento e mobilização do Comando da 5ª Regional Militar destaco que foi um evento extremamente importante para valorizar os sentimentos de patriotismo, civismo e valores de cidadania para estes jovens que estão começando esta fase madura da vida. Fiz questão de frisar que o jovem pode ser o que ele quiser, por isso quando atinge a maioria é fundamental pensar e focar no seu futuro”, afirmou.

A prefeita Rosa Maria enalteceu o valor deste momento que marca a vida dos jovens e que cada um pode dar sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. “Este é um momento ímpar, porque entendemos que, além da dispensa, todos vocês passam a integrar de verdade a cidadania plena. Todos terão muitos direitos: passaporte, título de eleitor, trabalho. Mas também esta dispensa, não os dispensa de serem cidadãos cada vez melhores, de trabalharem, estudarem em qualquer área que escolherem. O mundo é de vocês, que representam a pujança, a alegria, a energia e a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária. Um país só se desenvolve quando a juventude dá a sua contribuição”, disse a prefeita.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.