Nossas cidades, hoje se transformam de um dia para outro. Espaços livres, abertos, em poucos dias estão ocupados por construções, amplas avenidas, pontes, viadutos, etc.. Construções antigas são demolidas e em seu lugar novos empreendimentos se impõem.

Na mesma proporção, aumenta o estresse das atividades que vão se desenvolvendo de forma vertiginosa. O trânsito que congestiona, o supermercado que fica apinhado de gente, o tempo de espera na fila do banco, do consultório médico, dentárioaumenta , as escolas e creches ficam sem vagas para as crianças, o transporte público fica deficiente, etc..

Na maioria das vezes as pessoas não conseguem acompanhar no mesmo ritmo e a cidade que era conhecida, boa para se morar, acaba ficando estranha e decepcionando as pessoas por ir perdendo tão rapidamente as características e deteriorando ou engolindo alguns espaços que a população usava para se encontrar ou apenas vislumbrar largos horizontes. Quem mais sente estas transformações são as pessoas que moram há mais tempo na região e que viam a cidade crescer devagar.

Por isso os gestores e empresários ao remodelarem a cidade, precisam efetivamente pensar nas pessoas, para que nos projetos de mudança, de desenvolvimento, sejam contemplados espaços que agreguem lugares para o encontro das pessoas que moram na região onde esses empreendimentos são construídos, sejam eles públicos ou privados.

Espaços naturais com nascentes e áreas verdes podem ser preservados e transformados em praças ou pequenos jardins, áreas próximas a rios devem ser preservadas em seu aspecto natural e incorporadas ao meio urbano como espaços de lazerpara a população.

Numa cidade, quanto mais espaços preparados para as pessoas se encontrarem para suas atividades de lazer e cultura e nesses mesmos espaços existirem lugares para as pessoas entrarem em contato também com a natureza , mais saudável essa população será e consequentemente também essa população ficará disposta para curtir e cuidar ainda mais dessa mesma cidade, pois se sentira acolhida e respeitada ao frequentar seus diferentes ambientes.

%d blogueiros gostam disto: