Com Programa Agentes de Cidadania jovens e adolescentes exploram a criatividade e conhecimento

28 jan, 2022

Já pensou fazer um hobbie se tornar um rendimento extra? Essa é uma das possibilidades desta iniciativa

Entre as diversas atividades e projetos realizados pelo Centro da Juventude de Pinhais (CJ) – espaço coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social – está o Programa Agentes de Cidadania. Em funcionamento desde 2014 no município, já mobilizou cerca de 90 adolescentes e jovens que estiveram à frente dos grupos, além de centenas de alunos.   

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, são ofertadas bolsas no valor de R$306,00 para adolescentes e jovens executarem um projeto de autoria própria. Na prática funciona assim, o agente propõe uma oficina, a qual pode abranger os mais variados temas, e fica responsável por ministrar as aulas com o apoio da equipe técnica do CJ Pinhais, responsável por acompanhar o programa. 

“Uma vez aprovado pela comissão municipal que avalia os projetos,é criado um ‘grupo de interesse’, que é colocado em prática pelo agente, com carga horária de 10 horas semanais”, explica o técnico de referência do CJ,  Bruno Ricardo de Souza Coelho.  

O público-alvo é definido pelo próprio candidato à agente de cidadania quando estrutura o projeto, podendo variar a idade, por exemplo, com que o participante aspira trabalhar. “Mas de forma geral, podem participar quaisquer adolescentes e jovens que tenham interesse na atividade proposta”, detalha Bruno. 

A Maria Eduarda de 16 anos e a Camila de 18, criaram juntas o grupo de interesse “Customização de roupas”. A ideia inicialmente foi da Maria, que na sequência convidou a amiga para conduzir a oficina. “Eu já fiz capoeira e cartazista no CJ, e foi de uma criatividade espontânea que criei o grupo para ser agente de cidadania, foi a primeira coisa que vi que me daria bem”, conta Maria Eduarda. 

Daniel Henrique Mendes, de 16 anos, também é um agente de cidadania e propôs aulas de desenhos clássicos, antigos, mangá e anime. “A ideia surgiu quando eu já frequentava o Centro da Juventude, eu sempre me interessei por vários cursos. Eu via outros jovens participando dos agentes de cidadania e achava muito inovador o que faziam. Como eu sabia desenhar e fazer algumas artes desde meus 9 anos, quis passar meu conhecimento para outras pessoas e então comecei”, relata o agente de cidadania. 

O jovem conta como tem sido a experiência. “Eu diria que tem sido bem gratificante e uma coisa nova para mim. Pude evoluir na questão social e saber tomar algumas decisões da maneira certa, sempre criando planejamentos de atividades. Foi uma experiência muito boa para mim e foi algo que me ajudou muito agora e vai ajudar no meu futuro”, diz Daniel. 

Atualmente o CJ tem sete grupos de interesse em atividade: customização de roupas, arte artesanato, arte consciente, poesias urbanas, palavras do coração, torcedores em harmonia  e bordado. 

 Critérios para participar 

Para quem tem interesse em participar do programa, é necessário ser morador de Pinhais e ter entre 14 e 24. Os documentos que o candidato deve apresentar para inscrição são: RG e CPF do adolescente/jovem, comprovante de endereço e folha resumo do Cadastro Único – no caso de menores de 18 anos é necessário também o RG e CPF do responsável legal e declaração de matrícula. 

O formulário digital de pré-inscrição está disponível no link: centrodajuventude.pinhais.pr.gov.br/início/serviços/programas/programa-agentes-da-cidadania

Serviço 

Mais informações sobre este e outros projetos do Centro da Juventude no site https://centrodajuventude.pinhais.pr.gov.br/ e também via whatsapp (41- 98707-5000). 

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: