Vivemos numa era onde o culto à saúde e ao corpo está em evidência. Nas farmácias e supermercados, centenas de suplementos, vitaminas, se exibem com a promessa de deixar o corpo humano equilibrado e invejável. Algumas pessoas acabam apelando para tais artifícios e mais desequilibram seu organismo do que realmente dão-lhe condições de bem estar.

Na verdade, para manter o corpo e a mente em equilíbrio para enfrentar os desafios diários, é preciso aprender a alimentar-se e a mexer o corpo com alguns exercícios sem exagerar, respeitando os limites tanto no que e como se come, quanto na intensidade e frequência das atividades físicas.

A mudança de hábitos alimentares é uma decisão pessoal e o lado interessante disso é que as pessoas quando resolvem sair do tradicional, principalmente deixando de lado os alimentos de origem animal, começam a identificar e a buscar novos alimentos para serem inseridos em sua dieta. Isso acaba tonando-se um momento de muita aprendizagem e criatividade. Além de se estabelecer uma nova relação com o que se com some, a reeducação alimentar pode se transformar num desafio saudável e envolver toda a família ou amigos, aguçando o apetite e levando as pessoas a refletirem e até a se organizarem para em pequenos espaços urbanos ou alugando pequenos terrenos produzirem pequenas quantidades de legumes e verduras para seu consumo próprio e do grupo.

E mexer-se é importante porque fortalece os músculos e ossos, além de dar mais disposição e controlar a ansiedade tão presente na correria do dia a dia, principalmente nas grandes cidades.

Aprende-se na prática. Há muita literatura sobre alimentação e exercícios físicos, mas a decisão de fazê-lo é pessoal e quando a motivação toma conta, a curiosidade leva a buscar essas informações e daí é difícil parar de se alimentar corretamente e deixar de exercitar o corpo diariamente.

                          Croquete de cenoura

Ingredientes

½ kg de cenoura
200 ml de leite de coco
1 pimentão verde cortado em tiras finas
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto
1 e ¼ xícara de farinha de trigo
Farinha de rosca

Modo de preparo

Cozinhe as cenouras até ficarem bem macias, depois bata no liquidificador junto com o leite de coco. Refogue as tiras de pimentão no óleo até dourar um pouco, acrescente a cenoura batida com o leite de coco e mexa bem. Tempere a gosto. Deixe em fogo brando por mais 5 minutos, au até eu a massa comece a borbulhar, e então acrescente a farinha de trigo toda de uma vez. Mexa firme e rapidamente até formar uma massa lisa e homogênea, você pode colocar um fio de óleo sobre a massa quase pronta para que ela desgrude com facilidade da panela. Modele os croquetes, empane com a farinha de rosca e frite em óleo quente.

Rende: 50 minicroquetes.

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: