Confira os primeiros passos para começar a empreender em 2022

18 jan, 2022

O empreendedorismo não para de crescer no Brasil. De acordo com levantamentos realizados pelo SEBRAE e próprio Governo Federal, a modalidade vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o Brasil obteve mais uma vez recorde no número de empresas abertas entre maio e agosto do último ano, alcançando a marca de 1,4 milhão de novos negócios, um recorde na história do país. O aumento foi de 26,5% em relação ao mesmo período de 2020.

Na última década, houve um significativo aumento do número de empreendedores brasileiros nos mais diversos segmentos e atividades econômicas. Atualmente, são mais de 18 milhões de empresas ativas. Além disso, dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75% em 2020. Os números fazem parte da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Essa tendência, muito propiciada pelo cenário de instabilidade econômica que estamos passando, vem gerando um cenário positivo para quem quer começar seu próprio negócio e investir numa ideia que proporcione sua própria renda.

Sabendo que toda empresa sempre começa de uma ideia, a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, separou cinco principais passos para um novo negócio sair do papel: 

Acreditar no negócio 

Antes de qualquer outra coisa, é preciso dar credibilidade ao esforço de abrir a própria empresa, projetar positividade e, acima de tudo, entender o próprio tempo. Um empreendedor de sucesso sabe o que faz e tem a capacidade de convencer seus consumidores. Tudo isso acontece nos bastidores, na base da autoconfiança.

Definir os objetivos 

O segundo passo é ter objetivos claros. Existem diversos métodos que podem ajudar com isso, como a funcionalidade oferecida pelos OKRs (Objectives and Key Results) — traduzido como “Objetivos e Resultados-chave” — ferramenta inovadora utilizada por grandes empresas que simplifica a definição e acompanhamento de objetivos e resultados.

Definir o público-alvo 

Com os objetivos traçados, é hora de analisar o público-alvo. Esse é o momento em que se deve estudar o mercado de forma minuciosa e, principalmente, o segmento em que a empresa irá atuar. Durante esse processo, é importante deixar claro o diferencial da empresa e como chamar a atenção em meio a tantos outros negócios.

Fazer um bom planejamento  

O bom planejamento não significa seguir à risca todas as determinações feitas anteriormente — essa é a ideia, mas as adversidades sempre aparecem e é preciso estar pronto para se adaptar. Planejamento também é sobre lidar com os obstáculos que podem surgir pelo caminho e com as constantes transformações do mercado, além da alta competitividade e valores a serem investidos.

Apenas comece! 

Comece devagar, entendendo cada um dos passos citados e logo os resultados virão junto com a consolidação da sua marca. Toda grande jornada começa com um primeiro passo.

Gostou das dicas? Acesse o blog da Printi, canal criado pela empresa para apoiar novos empreendedores, onde é possível se informar sobre diversos assuntos: desde como fazer pedidos no site a conteúdos inspiradores para que empreendedores, independente do segmento, possam crescer.

Sobre a Printi

  

A Printi é mais que uma gráfica online. É uma empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida dos empreendedores na hora de personalizar. Fundada em 2012, a companhia é pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens. Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a profissionalizar seus negócios. Entre seus principais atributos, estão parceria, acessibilidade e tecnologia.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: