Conhecer o público e traçar estratégias inovadoras são os pontos principais para as empresas se posicionarem no mercado

Redação Mas Pinhais

27 ago, 2018

Saiba Mais sobre ERP

Segundo Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, a história da Apple, que quase chegou a falência e hoje é a marca mais valiosa do mundo, pode ser um exemplo a ser seguidoSaiba Mais sobre ERP

A sociedade atual vive uma era altamente conectada com grandes e diversas demandas para as áreas de tecnologia e informação. Analisando o mercado, é possível identificar infinitas possibilidades e produtos, mas como saber se a marca tem potencial para entregar, de fato, o que oferta para o seu público? A empresa mais valiosa do mundo hoje, a Apple carrega uma história que demonstra como isso é possível por meio de estratégias e esforços contínuos para permanecer e crescer no mercado.

Hoje valendo mais de U$1 trilhão, a marca já quase chegou a falência na década de 90. Foi preciso planejamento e inovação para que seus produtos voltassem ao topo das vendas. A sacada de Steve Jobs, ao retornar, foi trabalhar para criar produtos que fossem além da expectativa, o que resultou na fidelização de seus clientes.

De acordo com o especialista em gestão de pessoas e equipes, com especialização em Harvard, e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, ao invés de pensar no preço, a Apple entrega valor agregado em seus produtos. “Por esse motivo, suas peças são esperadas por centenas de pessoas que permanecem em filas por horas quando algo é lançado porque elas sabem que terão um produto que irá proporcionar uma experiencia única de consumo”, destaca.

Segundo Slivnik, a marca não foca apena nos produtos finais, mas também no tratamento com seus clientes. “Certa vez, estava em uma das unidades da Apple e em um determinado momento, chegou um cadeirante que foi atendido por um dos vendedores que de imediato sentou-se em uma cadeira para ficar na mesma altura do cliente. Quando vi essa cena, entendi o motivo de tanto admiração e identificação, afinal, a equipe foi treinada para pensar principalmente em quem está consumindo o que ela produz”, ressalta.

O lançamento do Iphone transformou o mercado de telefone móveis e a forma com que as pessoas se relacionam com a tecnologia. Dona de uma das maiores reviravoltas já vistas, a Apple se consolidou como uma forte empresa com produtos de qualidade procurados e consumidos mundialmente.

Slivnik finaliza dizendo que a marca trouxe grandes lições para todos, independentemente de qualquer coisa. “Por mais complicado e competitivo que o mercado seja, em qualquer segmento, não permita que o cliente dê o preço do produto ou serviço. Quem faz isso é a sua empresa, mas vale lembrar que é preciso que essa embalagem seja vendável. Esteja preparado e se posicione. O pulo do gato é aliar expectativa e demanda”, conclui.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education – Boston/ EUA). www.slivnik.com.br

Redação Mas Pinhais

Nascemos no Paraná para contar as histórias da nossa gente. Hoje, compartilhamos com todo o Brasil nossas paixões: receitas com memória afetiva, guias de compra para facilitar suas escolhas e dicas de viagem para inspirar suas próximas aventuras.

0 comentários

Deixe um comentário