Desfile da Independência movimentou oito mil pessoas no centro de Pinhais

31 ago, 2022

Evento reuniu diversas entidades e público em geral, que pôde acompanhar a apresentação na Av. Camilo di Lellis e pela transmissão ao vivo na internet

A Prefeitura de Pinhais realizou no último sábado (27) o tradicional Desfile da Independência, no centro da cidade. Passaram pela Avenida Camilo di Lellis, diversas entidades, incluindo escolas, instituições públicas e privadas, secretarias da prefeitura, órgãos de segurança pública como as Guardas Municipais de Pinhais e municípios vizinhos, grupamentos da Polícia Militar, Marinha, Aeronáutica e Exército. O público pôde acompanhar todo o desfile presencialmente, com arquibancadas e caixas de som distribuídas ao longo da avenida, e pela transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura na internet (https://youtu.be/djFm6Yuev5M). Aproximadamente oito mil pessoas participaram do evento, entre desfilantes e espectadores.

Confira os álbuns de fotografias no Facebook da prefeitura.

No palanque com as autoridades, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, abriu oficialmente o desfile em discurso ao público. “Nós hoje temos motivos para comemorar, o bicentenário da Independência, com o nosso desfile, o momento onde nós demonstramos todo o nosso amor à nossa pátria, todos os nossos valores cívicos e em Pinhais, em 2009, nós iniciamos nesse formato, onde colocamos as nossas crianças para aqui se apresentarem, nossa comunidade, nossos projetos, e os nossos servidores… E demonstrar o amor ao país, ao Estado, à nossa cidade, é trabalhar fortemente, porque uma cidade livre, uma cidade soberana, é uma cidade onde o povo é trabalhador, é feliz, o povo usufrui dos seus direitos”, declarou.

Sentada em uma das arquibancadas, uma mãe aguardava ansiosamente pela passagem da Escola Municipal Lírio Jacomel, onde sua filha estuda e ali iria desfilar. “Pra mim é uma honra, fico muito feliz em ver minha filha participando de um desfile que representa toda a cidade de Pinhais, pra mim é uma alegria imensa”, orgulhou-se. 

Na ponta da calçada, um pequeno “soldado” olhava atento a avenida. Era o filho do Alisson de Moura Teixeira, morador há 20 anos de Pinhais, que trouxe o menino para ver seu primeiro Desfile da Independência. “Ele tomou gosto pelo Exército, pela PM, é uma coisa dele, a gente viu que ele tomou gosto e estamos incentivando para que siga carreira, está adorando hoje e não vê a hora de passar o Exército”, disse.

Em outra área da avenida, uma família acompanhava atenta a apresentação. Seo Idalino Rodrigues da Silva, aos 84 anos, e desde 1995 em Pinhais, viu pela primeira vez o Desfile no município. “Nunca tinha vindo aqui na avenida, estou vindo pela primeira vez hoje. To achando muito maravilhoso, lindo demais. Se Deus me der saúde, tô por aqui ano que vem pra ver de novo”, sorriu. Sua nora, Ana Maria Cristina Maciel, também acompanhou mais um desfile em Pinhais, onde mora há 50 anos. “Vi muita crescer aqui, até o desfile evoluiu muito, tanto o desfile quanto a cidade evoluíram bastante, a cidade está de parabéns, uma cidade maravilhosa, eu não troco Pinhais por nada, tanto que quando eu morrer, quero ir para um cemitério daqui para ficar perto”, brincou.

Ainda na concentração com os alunos e colegas servidores, a pedagoga da Escola Municipal Odile Charlotte Bruinjé, Rita de Cássia Mostra Alcaraz exaltou o momento para o reconhecimento da Educação no município. “É importante a gente lembrar que um desfile cívico, no qual a gente apresenta a escola, sendo ela municipal, de educação especial, escolas particulares e mesmo as escolas estaduais, é um momento também de valorização da Educação no município, das transformações que essa Educação vem trazendo para o município, com o impacto em relação à comunidade e também ao desenvolvimento de uma forma geral, então o desfile de hoje tem justamente a ideia dessa visibilidade, e para a equipe gestora e para a comunidade da escola Odile foi muito importante essa participação”, comentou.

Há 28 anos na Prefeitura de Pinhais, o servidor João Rodrigues de Oliveira, o “Biro Biro”, participou de mais um Desfile pela Secretaria de Meio Ambiente. “Eu gosto de vir porque aqui é um encontro de amigos, encontro para relembrar do começo do município, então hoje a gente vê como evoluiu, como aumentou o município, está aí o resultado do trabalho sério dos servidores, dos prefeitos e prefeitas, e o resultado é isso, alegria para a gente”, celebrou.

Autoridades presentes

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: secretários municiais de Saúde, Adriane Carvalho, de Educação, Andrea Franceschini, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, de Urbanismo, Emerson Bento, de Finanças, José Luiz Pedroza, de Desenvolvimento Econômico, José Martins, de Obras Públicas, Mario Stier, de Governo, Ricardo Pinheiro, de Meio Ambiente, Rosana Boeira, de Assistência Social, Rosangela Batista, de Administração, Vinicius Martins; o controlador-geral do Município, Marcio Reszko, o procurador-geral do Município, Edson Galdino Selbach, o presidente do Pinhais Previdência, Luiz Claudio Leonel, o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Jr, o corregedor da Guarda Municipal, Marcelo Adolfo, o presidente da Acipi, Mauro Growoski, a assistente de Município, professora Vera Lucia da Silva; os vereadores, presidente Marcinho, Aparecido Sanches, Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Souza, Fernando Santos, Filho, Joãozinho Ribeiro, Polaco do Pérola, Renan Ceschin, Paulão, Pioco, Tomé, deputado federal Luizão Goulart; o comandante do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, tenente cel. Marcio Lucio Niendziela, representando o comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), o tenente cel. Cleber Felisberto de Andrade,o comandante do 29º Batalhão da PM, major Gil Alessandro Zwir, representando o superintendente da Polícia Rodoviária Federal e chefe da 1ª Delegacia da PRF, Kaio Simões, o comandante da 2ª Cia. do 29º BPM, capitão Joseph, representando o comandante do Regimento de Polícia Montada,  capitão Meirelles, e o delegado da Polícia Civil de Pinhais, Hormínio Neto.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.