Diretores da rede municipal e estadual de ensino de Pinhais se reúnem para debater integração

8 jun, 2022

No encontro, diferentes secretarias municipais e conselhos estiveram representados para falar sobre ações e pautas de interesse em comum

No último dia 2 de junho, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião de trabalho, envolvendo os 43 diretores das unidades educacionais da Rede Municipal de Pinhais e os 15 diretores unidades da Rede Estadual de Pinhais para debater pautas de interesse em comum. Nesse encontro, o qual contou com a presença da prefeita Rosa Maria, secretárias municipais de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social, além de representantes do Conselho Municipal da Comunidade e Conselho Municipal Antidrogas, foram pautadas ações intersecretariais.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, destacou a importância da integração entre Estado e Município para efetivação das ações de interesse mútuo. “Nós temos muitos desafios em comum, têm surgido muitas demandas individuais de cada colégio, por isso pensamos, eu e a prefeita, em reunir vocês, junto com as secretarias para trazer os encaminhamentos que eles estão fazendo. Hoje será um momento muito produtivo, com diferentes órgãos representados, também a empresa Viacredi participando pelo meet. Agradecemos a presença de todos”, declarou a secretária na abertura do evento.

O chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, professor Claus Giovani Andrade Marchior. agradeceu a parceria com a Secretaria de Educação de Pinhais, a qual apontou como fundamental para a evolução da Educação que começa com a educação infantil e segue até o ensino superior, e no município tem gerado grandes avanços. “A ideia é essa, fazer integração. Falava com a secretária Andrea e a prefeita, que aqui em Pinhais sempre conseguimos ter uma unidade, não fica essa segmentação, conflitos, entre o que é do Estado e Município, sempre houve essa integração, mas devido à pandemia acabou se perdendo um pouco destes fluxos. Já fizemos uma reunião sobre fluxo da rede de proteção e hoje a ideia é buscar dentro do município que vocês nos tragam quais são os mecanismos, as oportunidades, quais são os atendimentos que o município tem a nos proporcionar, enquanto cidadãos da cidade de Pinhais, tanto para nossos alunos, quanto aos nossos profissionais que também necessitam por vezes de atendimento”, destacou.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, também enfatizou a relevância desta união de esforços, que beneficia alunos e comunidade escolar.  “É uma alegria poder fazer esta retomada, há algum tempo iniciamos essa integração, especialmente na transição do 5º ano na rede municipal para a estadual. Uma vez que a responsabilidade é de todos nós, da continuidade da educação. Não podemos deixar de pensar que mesmo saindo do cmei, da escola, indo para o colégio estadual, o aluno adolescente não deixa de ser cidadão de Pinhais. Então temos feito um esforço muito grande, dentro dos mecanismos legais, para trabalhar de forma muito integrada. Podemos citar os programas que a Prefeitura realiza que tem como público os jovens e adolescentes, que estão na rede estadual, por isso é tão importante este diálogo, para potencializar o alcance dos nossos serviços”, disse a prefeita. 

Estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Reneudo de Albuquerque; representantes da empresa Viacredi, expondo possibilidades de formação sobre inteligência emocional; secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, para falar sobre o Programa Agentes da Cidadania; Rodrigo, do Conselho da Comunidade, que explanou sobre a possibilidade de trabalho dos apenados; secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho e equipe para abordar os casos de dengue no munícipio. Na oportunidade, a equipe da Semed divulgou os eventos e formações da área.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: