Divisão de Bem Estar Animal descobre canil clandestino em Pinhais

1 nov, 2019

Canil tinha 16 animais e estava instalado em uma residência do bairro Jardim Claudia

A Divisão de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais, descobriu nesta quinta-feira (31), um canil clandestino localizado no bairro Jardim Claudia.

Nesta semana, o setor recebeu uma denúncia anônima informando que em uma residência havia um canil clandestino. A equipe do setor foi até o local na manhã desta quinta-feira para realizar uma abordagem. Chegando a casa, foi constatado que havia várias fêmeas em reprodução com filhotes e cachorros de raça: yorkshire e shih-tzu, pela circunstância ficou caracterizado o comércio ilegal de animais. Ao todo, o canil clandestino tinha 16 animais que eram usados para reprodução, além de dois sem raça definida e com maus tratos, abaixo do peso, sendo que um estava com tumor. Os cães estavam doenças e não recebiam atendimento veterinário.

Devido à situação, a Guarda Municipal e a Delegacia de Polícia de Meio Ambiente foram acionadas. Os animais foram recolhidos e encaminhados para um lar temporário. A proprietária do imóvel foi multada e vai responder pelos crimes previstos em lei.

Esta foi a primeira ação em conjunto da Divisão de Bem Estar Animal em parceria com a Delegacia de Polícia Ambiental realizada no município.

Lei

Em setembro deste ano foi promulgada a Lei 2154/2019, que trata sobre proteção, bem-estar e controle reprodutivo de animais do município de Pinhais. A Lei traz diversas questões, entre elas a proibição de procriação de animais para fins comerciais no território do município.

O texto também traz outras questões como a proibição da manutenção de cães em imóveis desocupados, remover os dejetos dos animais com frequência suficiente para não causar acúmulo no ambiente, dando-lhes adequada destinação, registrar os animais com dispositivo eletrônico (chip de identificação) junto ao órgão competente, fornecer alimentação de qualidade e nutrição adequada para a idade e porte do animal, visando garantir a sua liberdade nutricional, entre outra. Além disso, quem descumprir a legislação, a Lei garante penalidades que vão desde pena educativa, multa e perda definitiva do animal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos