Até sete de fevereiro está aberta a primeira das quatro etapas de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná. O objetivo é atender alunos acima de 15 anos que querem voltar à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

As matrículas para 2014 podem ser feitas em qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro. Confira aqui a lista de unidades da EJA e CEEBJAs no Paraná.

O aluno recebe o material de ensino e passa por avaliação com um pedagogo, que vai indicar a forma de escolarização conforme o perfil do estudante. A escolarização pode ser na forma coletiva, onde o aluno tem dias certos e frequência a cumprir. Na forma individual, o aluno cumpre a carga horária da disciplina de acordo com a oferta da escola. O aluno da EJA também pode escolher fazer uma única disciplina ou quatro.

A Secretaria de Estado da Educação elaborou para 2014 um calendário com quatro períodos de matrículas no ano: de janeiro a fevereiro, de abril a maio, de julho a agosto e de outubro a novembro. Os períodos servem principalmente para os alunos novos, pois os que já cursam a EJA têm a vaga garantida. Além de beneficiar os alunos, o calendário também serve para a escola organizar a oferta das disciplinas.

Os cursos de EJA acontecem no ensino fundamental, para pessoas com no mínimo 15 anos e no ensino médio, para quem tem 18 anos ou mais. Embora exista idade mínima para matrícula, não há limite para o atendimento. Ou seja, atende também idosos interessados em concluir os estudos.

EJA ONLINE – Em 2014 os alunos da EJA também contarão com uma novidade, exames mensais na forma online para certificação de nível de ensino: fundamental ou médio. Para os exames online é preciso de inscrição prévia nas escolas que serão credenciadas pela Seed e aguardar a chamada para o exame.

“Até 2013 os exames de certificação aconteciam apena uma vez por ano para todos os candidatos. Com o novo modelo o candidato terá muito mais oportunidade de tentar a certificação e avançar na escolarização”, diz Márcia Dudeque.

fonte:  http://www.educacao.pr.gov.br/

Locais Com EJA   em Pinhais:

CEEBJA Pinhais – 3669-4714

Colégio Oscar – 3653-8317

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: