Exame oferece certificação do ensino médio e fundamental para as pessoas que não concluíram seus estudos na idade apropriada.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terá o início das inscrições mais cedo no ano de 2018, as inscrições serão realizadas das 10h do dia 16 de abril até as 23h59 do dia 27 de abril, pelo site do programa: 

O exame oferece certificação para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para os Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, o antigo segundo Grau. Até 2016 Enem também tinha essa função, mas desde o ano passado os objetivos das provas foram separados.

A Participação é gratuita, o participante precisa ter 15 anos completos na data da realização da prova para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

A aplicação da prova ocorrerá em 5 de agosto. As provas  serão aplicadas em dois horários: Na parte da manhã às 9h, e as do turno tarde, às 15h30. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Mudanças

No ano 2017 o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60%. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente.

Exames e Horários

Semelhante ao Enem, ele tem quatro provas objetivas e uma redação, mas é aplicado em um único dia, de manhã e à tarde. O examinando poderá escolher fazer apenas as provas de um período, de acordo com sua necessidade, pois outros exames supletivos (Provão), ou a conclusão através do Curso de EJA (Educação de Jovens e Adultos) Oferecido pela SEED/PR ( Secretaria de Educação do Paraná), tem validade para o pedido da certificação com aproveitamento de disciplinas.

Ensino fundamental

Manhã: 9h às 13h

Prova I: ciências naturais

Prova II: matemática

Tarde: 15h30 às 20h30

Prova III: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação

Prova IV: história e geografia

Ensino médio

Manhã: 9h às 13h

Prova I: ciências da natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química)

Prova II: matemática e suas tecnologias ( Matemática)

Tarde: 15h30 às 20h30

Prova III: linguagens e códigos e suas tecnologias e redação (Língua Portuguesa, LEM – Inglês, Arte e Educação Física)

Prova IV: ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Resultados do ENCCEJA 2017

Ensino Médio:

Os resultados do Ensino Médio já estão disponíveis na página do participante no seguinte link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, podendo o aluno que atingiu a pontuação exigida, fazer o pedido do Certificado.

Ensino Fundamental

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que os resultados do Encceja Nacional do ensino fundamental, e do exame aplicado às pessoas privadas de liberdade, deve ser divulgado em 30 de março.

Os candidatos podem solicitar uma declaração parcial de proficiência nas áreas em que tenham atingido a nota mínima de 100 pontos.

No caso da prova de linguagens, é preciso ao mesmo tempo ter a pontuação mínima de 100 na prova objetiva e a nota mínima de 5 na redação. Caso contrário, “não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação”, diz o boletim divulgado pelo Inep.

Materiais para estudo

O INEP disponibiliza materiais para estudo:

Livro Introdutório

Livro do Estudante (Ensino Fundamental)

Livro do Estudante (Ensino Médio)

Livro do Professor

 

Site para inscrição:

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja

 

Qualquer dúvida entre em contato conosco através do Formulário.

Fonte: INEP

%d blogueiros gostam disto: