Encceja 2019 terá inscrições entre 20 e 31 de maio

1 mar, 2019

Encceja 2019 terá inscrições entre 20 e 31 de maio

Pode se preparar! O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado, no Brasil, em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

Escrito por maispinhais

sexta-feira 01/03/19

ENCCEJA 2019 Pinhais

A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1º de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. Os detalhes estarão no edital, previsto para abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência – Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Estudos – O Inep disponibiliza Materiais de Estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Cronograma Encceja Nacional Regular 2019

Etapa

Período

Justificativa de Ausência

15 a 24 de abril

Inscrições

20 a 31 de maio

Aplicação

4 de agosto

Encceja – O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.

Ultimas notícias

Prefeitura realiza primeiro evento de adoção de cães e gatos de 2022

Prefeitura realiza primeiro evento de adoção de cães e gatos de 2022

A ação aconteceu no Bosque Municipal e 11 animais animais foram doados, sendo 2 gatos e 9 cães A primeira feira de adoção de cães e gatos deste ano foi realizada no último sábado (8), em Pinhais. O evento que é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por...

Pinhais comemora retomada econômica e prepara Campanha de Natal

Pinhais comemora retomada econômica e prepara Campanha de Natal

A cidade organiza uma ação para incentivar o munícipe a prestigiar o comércio local, elevar as vendas das lojas, além de gerar emprego e renda Com o avanço da vacinação e a realização do Programa de Recuperação das Atividades Econômicas do Município (Superação),...

Evento de Adoção de Animais acontece neste sábado no Bosque Municipal

Evento de Adoção de Animais acontece neste sábado no Bosque Municipal

A ação será realizada dentro do Espaço Condá, no horário das 14h às 17h30 Neste final de semana a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) promove a edição deste mês do evento de Adoção Animais. A ação realizada pela Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA), acontece no sábado...

siga o mais pinhais

 

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta




%d blogueiros gostam disto: