Encontro de Carros Antigos de Pinhais reúne milhares de pessoas no centro da cidade

3 maio, 2022

Evento contou com mais de mil veículos de época e arrecadou aproximadamente uma tonelada de alimentos para doação

Fusca, Opala, Maverick, Brasília, FNM… Nomes que fizeram parte da história do automóvel no Brasil e desfilam hoje pelos encontros de carros antigos. Foi assim em Pinhais, no último domingo (1º), quando mais de mil veículos clássicos ficaram em exposição durante todo o dia na Av. Camillo de Léllis, ao lado da Secretaria de Urbanismo (Semur). Aberto a todos os públicos, a exposição teve o apoio da Prefeitura de Pinhais e recebeu a visita de milhares de pessoas.

O 4º Encontro de Carros Antigos de Pinhais atraiu gerações de apaixonados, de diversas regiões do município e cidades vizinhas. Além das estrelas sobre rodas, o evento contou com praça de alimentação com food trucks e costela a fogo de chão, feira de produtos e serviços e apresentações artísticas. Na entrada, as equipes do Lions Club de Pinhais arrecadaram cerca de uma tonelada de alimentos para doação. “Depois da pandemia, muita gente está precisando de doações de alimentos, então convidamos a todos para participar dessa campanha”, comentou a presidente do Lions Club de Pinhais, Carla Menghini.

Com início marcado para às 9h, o local já contava com diversos veículos antigos na primeira hora do evento. A prefeita Rosa Maria, junto dos representantes de cada entidade organizadora, abriu oficialmente o Encontro. “As pessoas gostam muito de participar desse tipo de evento, que é um conjunto de ações que atraem a família e, hoje sendo o Dia do Trabalhador, também parabenizo todos que estão trabalhando neste evento, e que no dia a dia se esforçam para desenvolver essa cidade”, disse a prefeita.

Em meio a tantos carros e motos de época, um celeste caminhão FNM, fabricado em 1971, se destaca. “Esse caminhão faz 12 anos que tenho. Eu comecei quando era criança a viajar com FNM, com meu irmão e um amigo, quando fiz 18 comprei um FNM e fui para a estrada, isso em 1975. Parei, fui funcionário público e me aposentei, porém já tinha comprado o caminhão e fui restaurando”, disse Ito Buhrer, orgulhoso proprietário do caminhão.

Já uma mini Scania, criada pelo funileiro Marcos Danziger, fez o maior sucesso entre as crianças. “Sou latoeiro desde 1977, começamos aqui em Pinhais e estamos até os dias de hoje na lataria. Eu soube do evento e foi tranquilo chegar, trouxemos ele (o mini caminhão) escoltado. Fiquei muito contente, não sabia que seria tão bem recebido”, contou o latoeiro, que ainda pretende adicionar uma carreta ao protótipo.

A paixão pelos veículos antigos foi destacada pelos participantes. Júlio César, que trabalha em uma oficina no Vargem Grande, deixa claro o porquê ama o que faz: “Isso aqui está no sangue, desde sempre, tive a oportunidade de trabalhar na garagem com o pessoal e estamos tocando, essa é a nossa vida. Está crescendo bastante a cultura do antigo em Pinhais, tinham poucas pessoas que trabalhavam com restauração de carro antigo e, no decorrer do tempo, já tem muitas oficinas desse tipo aqui. A gente sai, dá um ‘rolê’ com eles, pára para comer um lanche e o pessoal pede para tirar uma foto, é até gratificante, a gente vê que muitas pessoas tem uma queda por carro antigo”.

Acompanhado da esposa e do filho, Rodrigo Santos veio de Curitiba prestigiar o evento. “É muito bacana ver a história dessa cultura, ver as pessoas empenhadas em trazer seus automóveis para mostrar, ver o empenho das pessoas em arrumar seus veículos para mostrar para todos”, comentou.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: