Encontro debate a construção do Plano Municipal dos Direitos das Mulheres

7 jul, 2022

Ao ouvir experiências dos Conselhos Estadual e Municipal de Curitiba, o órgão de Pinhais fez deliberações para a elaboração do seu plano municipal

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Pinhais realizou, no último dia 29 de junho, o Encontro “Pensando o Plano Municipal dos Direitos das Mulheres”. O objetivo foi iniciar as discussões para a elaboração do Plano Municipal de Pinhais, e para tanto apresentou as experiências do Conselho Estadual dos Direitos da Mulheres, o qual, em conjunto com o Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, contribuiu para a construção do Plano Estadual lançado este ano; além do Conselho Municipal de Curitiba, cujo documento também será publicado em 2022.

Na ocasião, estiveram presentes, além da presidente do CMDM, Gisele Cassano, a prefeita Rosa Maria; a secretária de Assistência Social, Rosangela da Silva Batista Duarte; a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Jorge Carvalho; a coordenadora geral do Sinditest e conselheira de Curitiba, Rosana Regina Nunes da Silva Lourenço; a presidente do Conselho Estadual da Mulher e chefe do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Sejuf, Walquiria Onete Gomes; a secretária executiva do Conselho Estadual da Mulher, Fernanda Marchione; a assistente jurídica do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Sejuf, Gabrielle Viana Collatusso; representando a Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR, Ida Rafaela; a conselheira da capital e integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Vilma Costa; a representante da Procuradoria Geral do Município, Marcela Zen. 

Como parte das discussões, a secretária da Semas, Rosangela da Silva Batista Duarte, apresentou os programas e ações voltados à mulher, realizados pela Prefeitura de Pinhais, com destaque para o Centro de Referência Maria da Penha, espaço voltado ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Já a prefeita Rosa Maria destacou as parcerias e a importância da garantia de direitos, como a busca pela independência financeira e empoderamento feminino.  

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as notícias em primeira mão no seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: