As inscrições para os cursos técnicos em nível médio oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação iniciaram nesta segunda-feira (16) e terminam na próxima sexta-feira (20). Os cadastros devem ser realizados nas próprias unidades escolares ofertantes. As inscrições podem ser feitas por meio da internet apenas em Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) e em Colégios Agrícolas Estaduais.

A Secretaria da Educação oferta gratuitamente 61 cursos técnicos profissionalizantes em 353 estabelecimentos de ensino, em 183 cidades. “Temos uma ampla oferta de cursos técnicos gratuitos na rede estadual de ensino para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter a formação profissional de qualidade e sem custos”, disse a secretária de estado da Educação, professora Ana Seres.

Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias. Para os alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio, com idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente ou concomitante.

Para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria oferece cursos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), na qual os alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo.

Além das escolas regulares que ofertam cursos técnicos, a rede estadual conta com 19 centros estaduais especializados no ensino profissional. Estas unidades oferecem dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas.

Forma de oferta
Público-alvo
Duração
Integrada
Disciplinas da Educação Básica e da formação específica
Concluintes do Ensino Fundamental (9º ano/8ª série) 4 anos
Subsequente
Disciplinas da formação específica
Concluintes do Ensino Médio 2 a 4 semestres
Proeja
Disciplinas da Educação Básica e da formação específica
Concluintes do Ensino Fundamental com idade acima 18 anos (9º ano/8ª série) 6 semestres
Concomitante
Realiza o ensino médio e educação profissional em turnos diferentes
Alunos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio 1 a 2 anos

Em Pinhais temos as seguintes opções:

C.E. Arnaldo Faivro Busato – Fone: (41) 3667-1237

C.E. Leocádia Braga Ramos – (41) 3669-7533

C.E.Amyntas de Barros – (41) 3669-6017

C.E. Humberto de A. Castelo Branco –

C.E.E.P. Newton Freire Maia – (41) 3551-1553

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.