Evento online busca soluções inovadoras para escolas agrícolas

28 jul, 2020

Podem participar da iniciativa estudantes do ensino técnico agrícola, universitários e profissionais do mercado para pensar em como aplicar tecnologias em melhorar procedimentos

Nesta terça-feira (28), comemora-se o Dia do Agricultor. Em alusão a data, o Governo do Estado lança o Pense Agro, um hackathon online que tem o objetivo de fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e desenvolver soluções tecnológicas para colégios agrícolas paranaenses.

A iniciativa é idealizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

O evento será 100% on-line e busca ideias da comunidade para o projeto-piloto da Escola Agrícola 4.0. Podem participar estudantes do ensino técnico agrícola, universitários e profissionais do mercado para pensar em como aplicar tecnologias em melhorar procedimentos.  A ação vai integrar a pesquisa pública e privada, centros de educação agrícola, ambiental e tecnológica, além de área de cultivo e lazer para levar inovação aos produtores de maneira simples e acessível.

As ideias desenvolvidas têm como proposta transformar a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores paranaenses, em um espaço de suporte ao Colégio Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, que fica próximo ao imóvel, localizado em Pinhais.

Após o lançamento oficial, iniciam as inscrições. A maratona de inovação acontece entre 21 e 23 de agosto e serão selecionados mil participantes.

O hackathon busca soluções não apenas para o dia a dia dos colégios agrícolas, mas também das atividades da agricultura familiar. Serão trabalhados três temas principais: uso e reuso da água no processo produtivo, eficiência energética e horticultura em condições climáticas adversas.

Além dos três dias de maratona, uma série de eventos online estão programadas para acontecer a partir da primeira semana e agosto. Os participantes podem participar de alguns workshops e palestras.

Para assistir a transmissão que inicia às 10 horas, desta terça-feira (28) e fazer a inscrição, os interessados devem acessar o link (https://penseagro.paniclobster.com/).

Confira a programação do Pense Agro:

LIVES E PALESTRAS

28/07 – Lançamento do Pense Agro (Dia do Agricultor)

05/08 – Tema: Cooperativismo e Agricultura Familiar

12/08 – Tema: Agro 4.0 Inovações e Tecnologia no Setor

17/08 – Tema: Desafio Energias Renováveis

18/08 – Tema: Desafio Uso e Reúso da Água

19/08 – Tema: Desafio Horticultura de Condições Climáticas

CRONOGRAMA DO HACKATHON

28/07 – Abertura das inscrições

16/08 – Encerramento das inscrições

18/08 a 20/08 – Montagem dos times

21/08 a 23/08 – Hackathon On-line

26/08 a 28/08 – Avaliação dos Jurados

31/08 – Live de Divulgação dos Vencedores

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.