Famílias participam de primeira reunião do ano no Espaço de Convivência e Cidadania de Pinhais

4 mar, 2022

Reunião foi marcada por ampla participação de pais e responsáveis por crianças atendidas no equipamento público da Prefeitura de Pinhais

Inaugurado em março de 2020, o Espaço de Convivência e Cidadania (ECC) atende cada vez mais famílias em Pinhais, por meio do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Prefeitura. Na primeira reunião de 2022, houve ampla participação dos pais de crianças e adolescentes atendidos pelo ECC. São ao todo 32 famílias que utilizam o equipamento público, localizado na Rua Floral, bairro Alto Tarumã. Na reunião, foi discutida a programação do Espaço durante o ano, como horários de entrada e saída, participação das crianças em oficinas e acompanhamento das atividades dos menores atendidos no ECC pelos pais e responsáveis.

Segundo a coordenadora do ECC, Elisabete Espínola, o público prioritário do Espaço de Convivência e Cidadania são crianças e adolescentes em situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência e/ou negligência, fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos, em situação de acolhimento, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto ou egressos destas, em situação de abuso e/ou exploração sexual, com medidas de proteção do ECA, crianças e adolescentes em situação de rua e em vulnerabilidade. “Atendemos crianças de 6 a 12 anos, em um espaço de convivência, com formação para o exercício da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades das suas respectivas idades”, explica Elisabete.

Lucineia Alves de Morais, mãe do Pietro Vitor de nove anos, diz que o filho começou a frequentar o ECC em 2021.”Para mim foi muito bom, porque eu trabalho e não tinha com quem deixá-lo. Para ele, o espaço é muito bom porque aprendeu muita coisa, além da questão do respeito e da família. Desenvolveu muito bem a leitura na escola. Ele gosta muito de ficar lá, fez amizades, aprendeu a conviver com outras crianças. Eu recomendo a outras famílias que precisem, a participarem do espaço, para o crescimento das crianças como pessoa, como cidadão”, conta a mãe do Pietro que, além das atividades de contraturno no ECC, frequenta o Ensino Fundamental na Escola Municipal Frei Egídio.

No ECC são oferecidas oficinas, atividades de recreação e brincadeiras lúdicas, culturais e esportivas, como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Um local onde é propiciada a construção cidadã das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio de ações sociais, culturais e educacionais. Para poder ingressar nas atividades ofertadas pelo Espaço de Convivência e Cidadania é necessário ir até o CRAS Oeste, localizado na Rua Antônio T. Ribas, nº 116, no bairro Atuba em Pinhais. Os contatos do ECC são pelo whatsapp (41) 99192-1368 e e-mail: espaç[email protected] Mais informações no site do Departamento de Proteção Social Básica da Semas.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: