Feira Cultural do Livro e Festival Literário de Pinhais abrem com espetáculo e homenagens

14 set, 2022

Cerimônia desta segunda (12), no Centro Cultural, abriu a programação das edições de 2022, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Foram abertos oficialmente, na noite desta segunda-feira (12), a 14ª Feira Cultural do Livro e o 3º Festival Literário de Pinhais (FLIPi), este ano homenageando a escritora Cida Varela. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, onde o público presente pôde assistir ao espetáculo “EBA! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria”, da Cia. Alameda Teatral. A programação dos eventos vai até o dia 16 de setembro, com diversas atividades no Centro Cultural, Ginásio Poliesportivo e Escola de Dança de Pinhais.

Estiveram presentes na abertura, a prefeita Rosa Maria, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, o representante da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Política Cultural, Jefferson Moraes, equipes do Departamento de Cultura, diretores, professores, alunos, representantes das editoras, livreiros e a comunidade em geral. Público que, mesmo com a forte chuva registrada no município no final da tarde, compareceu ao evento realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Em discurso, a prefeita Rosa Maria lembrou da institucionalização da Feira Cultural do Livro, quando legisladora, e enalteceu o trabalho das equipes que construíram o evento junto com o Festival Literário de Pinhais. “Hoje nossa Pinhais é conhecida porque fortaleceu a sua identidade enquanto cidade, e a Cultura teve e tem um papel muito importante. Eu fico feliz hoje, como prefeita, de constatar que a equipe da Cultura deste município tem um esforço muito grande, utiliza de criatividade, juntando dois eventos tão importantes. A Cultura faz toda a diferença na vida da gente, é o alimento da alma, nos torna seres humanos melhores”, finalizou.

A Feira Cultural do Livro é realizada desde 2006, idealizada e executada pela Biblioteca Pública de Pinhais.A feira tem como objetivo estimular o hábito da leitura, despertando nos participantes o gosto e o prazer de ler. Durante a Feira e o Festival Literário acontecem diversas atividades como: contação de histórias, espetáculos teatrais, oficinas literárias, bate-papo com escritores e escritoras, dentre outras atividades.

3ª edição do Festival Literário homenageia Cida Varela

Em 2018, visando enriquecer ainda mais a programação da Feira, foi lançado o 1º Festival Literário de Pinhais, que este ano ganha sua abreviatura: FLIPi. A programação tornou-se mais robusta, tendo a oportunidade de homenagear grandes nomes da literatura regional, como as escritoras Adélia Maria Woellner e Glória Kirinus. Nesta 3ª edição, a homenageada é a escritora Cida Varela, que também esteve presente na cerimônia de abertura e estará ao longo da programação. Formada em Direito e servidora aposentada do Departamento Penitenciário do Paraná, Cida é autora do livro Aprisionadas (JM, 2013) e Corpos na horizontal (Liberum, 2016), com participação na Ontologia Conexão II (Feira do Poeta) e Parnaso Poético (2017).

“Eu quase desmaiei aqui, dura, no dia que eu soube que ia ser homenageada (risos). A literatura é vida. É conexão. É encontro. É amizade. Por isso, deixar um pouquinho o celular de lado, e pegar um livrinho que seja, pode ser um livrinho fininho, não importa, você está mergulhando num outro universo, você está observando o mundo através de uma outra visão, que você pode concordar ou discordar, mas é uma visão diferente que vai acrescentar àquilo que você já pensa, àquilo que você já concebe. O livro, pra mim, não é só um objeto para ficar dentro das bibliotecas, livro bom é livro na mão”, disse a homenageada escritora ao público.

A noite de abertura encerrou com a apresentação da peça EBA – A Extraordinária Biblioteca de Alexandria, da Cia. Alameda Teatral. O enredo traz a história de um duende protetor de livros, que tem como amigos uma ratinha apreciadora de literatura e uma barata guardiã de todas as histórias. Espetáculo que casou perfeitamente com a proposta dos eventos e que divertiu e emocionou a plateia. “Eu achei excelente o conteúdo da peça, maravilhoso! A cidade está enaltecendo a cultura e a literatura, realmente Pinhais é uma cidade que avançou muito e está avançando nesse meio também”, comentou Pauline Martins, aluna da oficina de Teatro do Centro Cultural.

Serviço

14ª Feira Cultural do Livro e 3° Festival Literário de Pinhais
Data: 12 a 16 de setembro
Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann – Rua 22 de Abril, 305 – Centro
Escola de Dança de Pinhais – Rua 15 de Novembro, 107 – Centro
Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves – Rua 11 de Junho, 673 – Centro
Programação completa nas redes sociais da Semel – Facebook e Instagram
Inscrição para oficinas pela internet – vagas limitadas
Venda de livros a partir de R$ 2.
Mais informações pelo telefone: 99254-9033 (Whatsapp)

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.