Feira de Adoção de Pinhais oportuniza entrega de 28 animais a novas famílias

15 fev, 2022
Última edição do evento teve recorde de adoções; médica-veterinária da prefeitura orienta interessados que pretendem levar um animal para casa

A felicidade no olhar de um animalzinho de estimação é algo que arrebata corações humanos. O afeto e o cuidado, tão genuínos entre um dono e seu pet, são sentimentos que geram dezenas de adoções a cada Feira de Adoção de Cães e Gatos em Pinhais. Só na última edição, realizada no dia 12 de fevereiro no Bosque Municipal de Pinhais, foram 28 animais adotados. Cães e gatos que estavam à procura de um novo lar e que agora encontraram a família que tanto esperavam.

O número foi tão expressivo que surpreendeu a organização do evento. Até então, o índice mais alto de adoções tinha sido 12 bichinhos. São animais de denúncias em que os tutores são notificados a levar na Feira, animais de protetores e os animais resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal. Mesmo com todo esforço coletivo, ainda aguardam adoção cerca de 30 animais, que estão sob os cuidados da Semma até encontrarem novos lares.

Segundo a médica veterinária da Divisão de Bem-Estar Animal, Solange Marconcin, a divulgação da Feira de Adoção tem surtido efeito. Mas apesar do sucesso no número de adoções, ela orienta quem está pensando em adotar um pet: “Sempre levar em consideração o temperamento do animal com o da família. Não indicamos por exemplo um idoso adotar um filhote, pois filhotes têm muita energia, necessitam de muita disposição do novo tutor, o que pode não ser viável para um idoso”, diz. A dica para quem já tem um bichinho em casa e pretende levar um amiguinho novo é na adaptação. “As primeiras semanas exigem paciência, pois uma interação mal feita compromete a adoção. Apresentar os animais lentamente, deixá-los em ambientes separados por alguns dias, com visibilidade um ao outro, aos poucos deixar juntos por alguns momentos, levar para passear juntos… Esses são os segredos para dar certo”, orienta a servidora.

Além do evento presencial, o site Adoção VirtuAU também reúne informações de animais para adoção. Mais uma forma de encurtar a distância entre o animalzinho e seu futuro tutor. Para participar da Feira, seja no evento presencial ou pelo site Adoção VirtuAU, todos os animais devem estar obrigatoriamente vacinados, castrados e acima de seis meses de idade. Os cães, quando filhotes, precisam de três doses de vacina múltipla (V8), uma por mês, depois somente reforço anual. “Se o cão for adulto e nunca recebeu vacina, indicamos fazer duas doses”, explica a médica-veterinária Solange. Gatos normalmente recebem duas doses da múltipla felina, independente se filhotes ou adultos. Essas vacinas são fornecidas pela prefeitura aos animais de rua. Portanto, animais advindos de tutor anterior devem estar dentro dos critérios explicitados. Gratuita pelo município, a vacina da raiva pode ser aplicada a animais de qualquer origem, com a gerência da vigilância ambiental. Esta vacina é feita apenas uma vez ao ano, independente da espécie, para animais a partir de cinco meses.

A adoção representa o início de uma grande história de amizade. Quem adota, além de ganhar um amigo ou amiga, sempre tem algo de alegre a contar. Ou ensinar. “Eu convivi com cães durante toda minha infância e tenho memórias muito felizes com todos os animais que criamos em casa. Agora tenho um filho de 11 anos, e quero que ele também tenha essas memórias felizes com a Kira”, relata Théo Marques, fotógrafo e morador de Pinhais, hoje o tutor da Kira, uma contente cadela vira-lata que, assim como tantos outros animais de estimação, encontrou finalmente o seu lar. “Vivíamos em apartamento até ano passado, e durante a pandemia surgiu a oportunidade de nos mudarmos para uma casa com quintal grande, e com isso senti que havia chegado o momento de adotar um cãozinho. Acho que criar um animal desenvolve nas crianças um senso de responsabilidade, além de contribuir no desenvolvimento afetivo e intelectual”, comenta.

Théo ainda reforça que “as feiras de adoção são uma ótima oportunidade para entrar em contato com vários [animais] ao mesmo tempo, e isso aumenta muito a chance dos bichinhos encontrarem seus tutores! Foi o que aconteceu conosco, quando meu filho bateu o olho na Kira e ela ficou feliz e à vontade ao lado dele, já sabíamos que seriam grandes amigos pra vida toda!”, completa. 

A próxima Feira de Adoção de Cães e Gatos será no Parque das Águas de Pinhais, no dia 12 de março. Para mais informações, o contato da Semma é o celular (41) 99206-4083. O cadastro para a Feira presencial é pelo site oficial. A Prefeitura de Pinhais também realiza a castração de animais, preencha o formulário de cadastro.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: