A senhora Maria São Pedro da Silva aprendeu a ler e escrever aos 79 anos, após participar das aulas da Educação de Jovens e Adultos
“Não sabia fazer meu nome de jeito nenhum, então, com a professora Karina aprendi a escrever. E agora vou poder mudar minha identidade, tirar o ‘dedão’ e assinar o meu nome”. Esse é o relato da Maria São Pedro da Silva, moradora de Pinhais que até aos 79 anos era analfabeta. Era, pois a Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporcionou a sua primeira formação escolar e tornou real a possibilidade de se tornar uma costureira ou enfermeira. Sua formatura e de outros 37 alunos foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última sexta-feira (3).
A EJA tem como propósito a formação humana e, portanto, atende com prioridade pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentam a escola ou não concluíram os anos iniciais. Em Pinhais, esta modalidade de ensino é ofertada em seis escolas e atende, anualmente, cerca de 100 alunos. É também graças à EJA que o município recebeu em 2011 o título de “Território livre do analfabetismo”.
Entusiasta da Educação de Jovens e Adultos, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, se reconhece nesta realidade, pois foi alfabetizada aos 13 anos de idade. “Eu sou a quarta filha de 10 irmãos, desde cedo comecei a trabalhar na roça. Aos 8 anos era uma criança, mas já cuidava de outra, então não tive a oportunidade de estudar. Até que um dia a professora da minha irmã me ajudou a ir pra escola, me esforcei muito e mesmo sendo difícil, nunca desisti, porque se tivesse desistido não estaria aqui hoje. Então, eu imagino como é a alegria que estão sentindo agora, porque eu vivi isso”, relatou a prefeita.
A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, destacou que não foi um ano fácil para chegar até a formatura, e por isso todos são ainda mais vitoriosos. “Esta é uma noite para comemorar a vida, dentro de dois anos muito difíceis e hoje estamos reunidos para celebrar esta conquista, uma grande vitória. Nós professores estamos sempre em formaturas, mas a da EJA é a mais bonita e emocionante. Agradeço aos professores, diretoras e à pedagoga Joceli”, declarou a secretária.
Também estiveram presentes no evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o deputado federal Luizão Goulart; o diretor do CEEBEJA Pinhais, Marcos Oliver; a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Rodrigues de Lima Simas e a pedagoga responsável pela EJA em todas as unidades, Joceli Carla de Almeida.
Ao longo da formatura outras histórias, tão especiais quanto a de dona Maria, foram sendo contadas. Histórias de superação, transformação e realização de sonhos. Se você quer voltar a estudar ou iniciar os estudos, ou conhece alguém que gostaria, fique atento ao período de matrículas no início do próximo ano. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5406.
0 comentários