Histórias de superação e transformação se entrelaçam na formatura da EJA Pinhais

6 dez, 2021

A senhora Maria São Pedro da Silva aprendeu a ler e escrever aos 79 anos, após participar das aulas da Educação de Jovens e Adultos

“Não sabia fazer meu nome de jeito nenhum, então, com a professora Karina aprendi a escrever. E agora vou poder mudar minha identidade, tirar o ‘dedão’ e assinar o meu nome”. Esse é o relato da Maria São Pedro da Silva, moradora de Pinhais que até aos 79 anos era analfabeta. Era, pois a Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporcionou a sua primeira formação escolar e tornou real a possibilidade de se tornar uma costureira ou enfermeira. Sua formatura e de outros 37 alunos foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última sexta-feira (3).

A EJA tem como propósito a formação humana e, portanto, atende com prioridade pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentam a escola ou não concluíram os anos iniciais. Em Pinhais, esta modalidade de ensino é ofertada em seis escolas e atende, anualmente, cerca de 100 alunos. É também graças à EJA que o município recebeu em 2011 o título de “Território livre do analfabetismo”. 

Entusiasta da Educação de Jovens e Adultos, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, se reconhece nesta realidade, pois foi alfabetizada aos 13 anos de idade. “Eu sou a quarta filha de 10 irmãos, desde cedo comecei a trabalhar na roça. Aos 8 anos era uma criança, mas já cuidava de outra, então não tive a oportunidade de estudar. Até que um dia a professora da minha irmã me ajudou a ir pra escola, me esforcei muito e mesmo sendo difícil, nunca desisti, porque se tivesse desistido não estaria aqui hoje. Então, eu imagino como é a alegria que estão sentindo agora, porque eu vivi isso”, relatou a prefeita. 

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, destacou que não foi um ano fácil para chegar até a formatura, e por isso todos são ainda mais vitoriosos. “Esta é uma noite para comemorar a vida, dentro de dois anos muito difíceis e hoje estamos reunidos para celebrar esta conquista, uma grande vitória. Nós professores estamos sempre em formaturas, mas a da EJA é a mais bonita e emocionante. Agradeço aos professores, diretoras e à pedagoga Joceli”, declarou a secretária. 

Também estiveram presentes no evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o deputado federal Luizão Goulart; o diretor do CEEBEJA Pinhais, Marcos Oliver; a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Rodrigues de Lima Simas e a pedagoga responsável pela EJA em todas as unidades, Joceli Carla de Almeida. 

Ao longo da formatura outras histórias, tão especiais quanto a de dona Maria, foram sendo contadas. Histórias de superação, transformação e realização de sonhos. Se você quer voltar a estudar ou iniciar os estudos, ou conhece alguém que gostaria, fique atento ao período de matrículas no início do próximo ano. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5406.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: