Há várias histórias e lendas sobre o surgimento da comemoração desta data. Alguns dizem que o dia dos namorados surgiu na Europa, lá pela Idade Média, em homenagem a um bispo, chamado Valentin, que lutou contra as ordens de um imperador chamado Claudio II, que havia proibido casamentos durante as guerras porque achava que os homens ficando solteiros seriam melhores soldados.

Mas o bispo Valentin não concordava com essa ideia e continuou realizando os casamentos. Quando o imperador descobriu que ele realizava os casamentos, mandou prendê-lo e condená-lo à morte. Na prisão o bispo se apaixonou por uma moça cega e milagrosamente devolveu-lhe a visão. Antes de ser executado ele escreveu uma mensagem de adeus para essa moça e assinou como “ Seu Namorado” ou de “ Seu Valentin”.

A Igreja Católica considerou o bispo como um mártir e a data de sua morte como o dia 14 de fevereiro. Nesta data comemora-se tanto na Europa quanto nos Estados Unidos o dia dos namorados.
Uma outra versão,  também da Idade Média, relata que a partir do dia 14 de fevereiro, inicia-se a época de acasalamento dos pássaros. Por isso, nesta data, os namorados da Idade Média costumavam deixar mensagens de amor e presentes na porta do(a) amado(a).

Uma outra história, diz que surgiu em Roma com uma festa pagã, chamada Lupercália, onde os jovens retiravam de um recipiente os nomes de suas futuras esposas. Essa festa acontecia no dia 15 de fevereiro.

No Brasil há três versões para que a comemoração seja realizada no dia 12 de junho. Uma delas diz que surgiu no século XVIII, na véspera da festa de Santo Antônio, considerado pela Igreja Católica como o santo casamenteiro e que ajudava as solteiras a encontrar um bom marido. A outra versão diz que começou em 1948 através de uma promoção feita por uma rede de lojas em São Paulo. A outra versão fala que um publicitário, chamado João Dória, em 1950, criou uma campanha com o slogan “ não é só com beijos que se prova o amor” incentivando a troca de presentes entre os apaixonados.

Seja qual for à história sobre a origem da data, o que importa é que ela seja celebrada para reverenciar o amor e a convivência entre duas pessoas.

O amor é indefinível, é um misto de sentimento que mistura alegria, paixão, companheirismo, saudade, ilusão, sonhos, ciúmes, encontros, despedidas, cumplicidade, dúvidas, esperanças… E que já inspirou e inspira muitas pessoas a demonstrá-lo nas artes como a poesia, a música, a dança, etc., e em gestos de afeto como o abraço, o beijo, o sexo, a presença e às vezes a loucura por um amor não correspondido.

O Portal Mais Pinhais, quer ser nestes próximos dias, até o dia 12 de junho, um espaço onde você possa expressar esse sentimento, declarando através de poesias e frases todo o seu amor. Não se acanhe e coloque em palavras o que teu coração inspira e teu corpo deseja… Clique Aqui!

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: