IFPR promove ação educativa em alusão a Semana Nacional de Compostagem

10 maio, 2022

Atividade contou com o apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente que promoveu uma oficina de compostagem na horta da instituição

Do dia 1º a 7 de maio, foi realizada em todo o país a Semana Nacional de Compostagem. A iniciativa é promovida para mostrar que é possível diminuir a quantidade de resíduos enviados aos aterros, transformando em adubo e conscientizando a sociedade que o ato de compostar contribui para preservar o meio ambiente.


Em Pinhais, uma ação educativa foi realizada na sede do IFPR, campus Pinhais. A instituição de ensino fez uma campanha interna com a participação de alunos e servidores para recolher resíduos orgânicos durante uma semana. Os materiais foram armazenados e, na última sexta-feira (6), utilizados na oficina de compostagem promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).


A oficina fez parte de uma ação conjunta entre o Plano de Logística Sustentável (PLS) e o projeto de extensão “Horta Escolar”. O intuito foi pôr em prática a ação de destinar os resíduos sólidos, gerados na instituição, para as composteiras presentes no projeto de extensão. A intenção do campus é que a coleta de resíduos orgânicos seja constante e útil para ampliar a produção de adubo orgânico para o projeto Horta Escolar.


O diretor de Ensino do IFPR – campus Pinhais, professor Juliano Maritan, destacou que esta é uma atividade que precisa contar com o apoio de todos e que a instituição trabalha para desenvolver um documento que trate do assunto internamente. “Nós precisamos fazer uma campanha mais agressiva para que cada um tenha consciência da sua responsabilidade, trabalhando de forma assertiva para a separação e coleta seletiva. Até o final do ano queremos construir o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do campus Pinhais. Como o PLS é amplo, teremos este documento que vai nortear o gerenciamento de resíduos sólidos, por isso, começamos com o foco no lixo orgânico”, explicou o diretor.


Acompanhando as atividades, a prefeita Rosa Maria aprovou a iniciativa que contribui para a troca de conhecimento. “Este movimento nos dá esperança que o futuro será bem melhor com a participação da juventude. A sustentabilidade é da responsabilidade de cada um de nós, mas também é preciso que ela seja difundida e informada, por isso precisamos conhecer. Fizemos questão de estar aqui com a equipe do Meio Ambiente para mostrar nosso trabalho, experiência, e também, para aprender e ensinar nesta troca de conhecimento, e para que Pinhais se fortaleça ainda mais neste programa de compostagem”, disse a prefeita.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: