Intolerância e violência no trânsito não levam a lugar nenhum

10 dez, 2021

Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Pinhais dá algumas orientações e recomendações para uma boa conduta no trânsito

Os números referentes aos acidentes de trânsito infelizmente são preocupantes. O Brasil, por exemplo, é um dos países que possuem altos índices de acidentes, ocupando a quinta posição mundial.

E se os dados por si só já impressionam, agora também estamos vendo casos de intolerância e violência. Recentemente, no final do mês de outubro, um motorista que dirigia um ônibus no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, após fechar uma moto em um cruzamento, se desentendeu com o motoboy, após ele tirar uma foto da placa do veículo. Revoltado, o motorista tentou jogar o ônibus em cima do motociclista, que ainda conseguiu filmar a ação. Apesar do susto, nada aconteceu, porém o desfecho desta briga de trânsito acabou sendo resolvido na Delegacia de Polícia Civil.

Para evitar estas situações é preciso que todos respeitem as leis e tenham uma boa conduta, diz o secretário interino de Segurança e Trânsito de Pinhais, Ricardo Pinheiro. “É comum acontecerem desentendimentos envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres nas vias públicas, contudo, é preciso que todos garantam uma boa convivência, agindo com consciência e respeito, e claro, seguindo as leis de trânsito, assim se contribuirá para a redução de acidentes que acarretam em milhares de vidas anualmente”, afirmou o secretário.

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) dá algumas orientações e recomendações para uma boa conduta no trânsito. Acompanhe e siga estas importantes dicas:

·         Dirija respeitando o limite de velocidade da via;

·         Respeite a sinalização;

·         Motorista e passageiros devem  sempre usar o cinto de segurança;

·         Não utilize o celular se estiver caminhando ou dirigindo,

·         Procure ser gentil e paciente;

·         Reduza a velocidade perto de cruzamentos,

·         Se for fazer uma conversão, ligue a seta para indicar a direção;

·         Não feche o cruzamento e mantenha uma distância segura do veículo que está a sua frente;

·         O pedestre deve sempre atravessar a rua na faixa de pedestres;

·         Se for descer de um veículo, espere que o automóvel pare totalmente para desembarcar;

·         Respeite o pedestre e veículos menores;

·         Use a buzina com moderação;

·         Evite discussões;

·         Caso aconteça um conflito ou batida, ligue para a polícia, e se houve dano material, anote a placa do veículo, local, horário, e registre o boletim de ocorrência pela internet.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: