Já são 10 os casos de sarampo confirmados em Pinhais

11 nov, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação, que é a única maneira de evitar a doença

O informe epidemiológico semanal, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, confirmou 10 casos de sarampo no município de Pinhais. Existem 14 casos em análise e sete foram descartados. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação, respeitando as datas e faixa etária de cada vacina. Quem já tomou duas doses da vacina da tríplice viral está imunizado. No Estado do Paraná já foram 316 casos confirmados até o momento.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município. Caso não lembre se tomou a vacina, e não tenha a carteira de vacinação, a pessoa deve ir até a Unidade de Saúde para verificar se há registro e se não houver, a imunização deve ser realizada. 

Vacinação

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a dose número 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora). A população com até 29 anos deve comprovar duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose que são consideradas vacinadas.

As pessoas com registro conforme descrito acima, não necessitam receber nova dose, entretanto, as que não possuem comprovação vacinal devem procurar as Unidades de Saúde de referência para atualizar o esquema.

Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados.

Profissionais da área da saúde devem comprovar duas doses, independente da idade.

Já quem não deve receber a vacina são pessoas imunodeprimidas (com sistema imunológico enfraquecido), mulheres grávidas e menores de seis meses de idade.

O que é o sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo, acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos